2 de fevereiro de 2011

Pesquisa e concorrência em Marketing

Se uma organização deseja obter êxito junto aos seus produtos e serviços ofertados, deverá compreender perfeitamente os desejos dos seus consumidores, realizar pesquisas que tragam informações relevantes e que lhe permita encontrar diferenciais que a coloquem na frente de seus concorrentes.
Diariamente as organizações podem concorrer com outras empresas, mas para algumas o maior concorrente é a organização em si, as pessoas que estão inseridas dentro de suas paredes e com isso acabam por limitar o desenvolvimento organizacional e pessoal.
Existem inúmeros fatores que podem limitar uma organização, desde o pessoal que a mantém no mercado até os concorrentes que colocam no mercado produtos mais próximos dos desejos do consumidor, retirando assim a chance da sua organização de estar presente na vida de um número de pessoas.
Você também pode notar que o número de dados que circulam dentro de uma simples conversa são muito maiores, os bancos de dados das organizações disponibilizam um pequeno grupo de informações para as pessoas e, em certos casos, é necessário que as pessoas, ou colaboradores, se encontrem para expandir o conhecimento sobre as informações comuns a todos e criar um novo produto ou serviço.
Mesmo assim as pesquisas devem manter um conjunto de informações muito bem elaborados, para não influenciar as pessoas e ao mesmo tempo captar dados inéditos ou que confirmem que o consumidor deseja adquirir um produto já em desenvolvimento pela organização.
Com o passar dos anos os produtos e serviços foram ganhando características cada vez mais similares, e que, de acordo com os gestores, se basearam somente na marca, mas o que deixaram de notar é que os consumidores notaram essa similaridade e se permitiram experimentar os produtos do concorrente, uma vez que sua fidelidade estava associada a um conjunto de fatores que, naquele momento, não eram mais valorizados.
As organizações tentam entender o consumidor, poucas obtém êxito e então surgem empresas que seguem os passos para conseguir um espaço no mercado, sem procurar uma oportunidade ou ouvir seus consumidores.
Atender aos desejos do consumidor é um exercício que deve ser planejado adequadamente, definir o público-alvo é vital e requer muitos cuidados, por isso cada organização deve traçar seus objetivos com base no conhecimento sobre o que elas podem oferecer para os clientes, desta maneira podem obter a excelência na produção ou prestação de serviços, entregando ao consumidor o que é desejado.
Enquanto as organizações não conseguirem compreender seus clientes, tudo permanecerá difícil, mas também é possível que você tenha selecionado um público-alvo diferente do ideal, por isso a melhor maneira para que a empresa e o consumidor formem uma longa parceria é pesquisar e trocar informações dentro da organização, e somente quando todas as áreas puderem trabalhar em conjunto, será alcançado o êxito e sucesso.