10 de fevereiro de 2011

Pesquisas de Marketing internas e externas para o desenvolvimento de soluções aplicáveis e desejadas pelos clientes

Empresas que conseguem entender melhor todos os processos envolvidos no desenvolvimento de soluções passam a ter uma vantagem competitiva muito maior, pois agregam mais valor aos produtos e serviços em consequência da aplicação direta do conhecimento em todos os níveis organizacionais, colocando em primeiro lugar a troca constante de ideias e a transformação dos estudos em ações que encantam os consumidores através do trabalho de seus colaboradores.
Agregar valor, aos produtos e serviços, é uma constante exigência do mercado, dos clientes e faz parte de um processo contínuo evolutivo, que tem como premissa oferecer sempre os melhores produtos e serviços, algo que pode ser facilmente conquistado ao simplesmente ouvir o cliente.
Mesmo assim muitas empresas preferem deixar seus consumidores insatisfeitos, pois os tratam como um incômodo, uma pedra que atrapalha o seu ciclo produtivo natural, onde tudo o que está sob o nome da empresa é associado diretamente às máquinas, e não aos seres humanos.
Dentro desta perspectiva que destoa da atualidade é possível entender as razões que levam os consumidores a mudar constantemente de fornecedoras de produtos e serviços, pois se os colaboradores são tratados como peças os clientes também o são.
Diante disso as empresas inteligentes optam por compartilhar com seus consumidores e colaboradores o rumo a seguir, trazendo informações atualizadas e relevantes nas mais diversas áreas, com usos e aplicações certeiros e que agregam diferenciais aos produtos e serviços.
Mas ainda assim o mercado está repleto de empresas que tratam todas as suas ações como custos, sem abrir os olhos para os investimentos que devem ser feitos, sem aperfeiçoar sua visão de mercado e até mesmo parar para refletir.
Enquanto isso as demais organizações buscam atuar dentro de planejamentos e cronogramas baseados em estudos mais precisos, com a realização de pesquisas que tornam tangíveis as ideias e as colocam dentro de um processo evolutivo natural.
De certo modo sempre há espaço para uma mudança na maneira de se avaliar um mercado, encontrar as oportunidades potencialmente aproveitáveis e trazer para mais perto seus clientes, envolvendo também seus colaboradores nos processos criativos e tornando mais fluente o fluxo de toca de informações.
Então cada uma das ações tomadas ganha um corpo muito maior, no que toda às forças empregadas, e que revela um preparo que traz resultados já vislumbrados em cada um dos estudos que são transformados em um planejamento estruturado em conhecimento e voltado ao desenvolvimento contínuo.