2 de fevereiro de 2011

Públicos e campanhas em Marketing

Colocar sua campanha onde o cliente está é uma prova do conhecimento dos hábitos e costumes do cliente, mas nem sempre as organizações prestam atenção aonde irão veicular suas campanhas, o que gera um custo desnecessário e pode dar oportunidades para a concorrência.
Pesquisas sempre auxiliam a tomar a decisão mais correta, faz parte da busca pelo conhecer mais a fundo o que pensa o consumidor, o que ele deseja, como espera receber, em que momento prefere encontrar etc.
Logicamente todos os estudos de mercado sempre devem encontrar a melhor solução para a empresa e para o consumidor, não há como atender a todos os consumidores do planeta, nem mesmo utilizar uma campanha única em diferentes regiões, estados ou países.
Algumas pessoas imaginam que certas campanhas não funcionam, talvez o público-alvo não seja o correto, a mensagem esteja fora do contexto diário do consumidor ou a pesquisa foi incompleta, e quando a pesquisa é alvo de uma elaboração menos eficaz, erros ocorrem.
Para se entender em que lugar o cliente deseja encontrar uma mensagem sobre um produto desejado é vital descobrir qual é o meio a que ele recorre, muitos podem assistir comerciais na televisão, alguns lêem jornais, outros revistas, muitos preferem a internet, já há campanhas em telefones celulares e até mesmo em videogames.
Assim é possível entender qual é o local mais indicado para se exibir uma propaganda, uma peça publicitária, vídeos em páginas específicas ou mesmo em consoles de videogames.
As melhores campanhas são aquelas que estão no lugar e hora em que o consumidor deseja, seja pela mídia tradicional como os jornais e revistas, seja na televisão, na internet e em muitas outras opções, também é imprescindível ouvir o consumidor antes de lançar uma campanha, a comunicação é tão importante que pode ser a chave para se lançar ou não a campanha.
Mas ainda assim é necessário estar atento à mensagem passada, quem irá aparecer na campanha, pois o público deve se identificar com o que lê, ouve ou vê.