2 de fevereiro de 2011

Satisfação e consumidores em Marketing

Encontrar oportunidades em um mercado é o desejo de todas as organizações, muitas vezes o consumidor pode auxiliar a busca pelo produto perfeito, mas para que o planejamento traçado tenha o efeito desejado é necessário alinhar o foco da organização como um todo, pois todas as áreas devem remar para o mesmo lado.
Algumas vezes o êxito de uma organização está associada a sorte, na verdade a sorte é uma conseqüência de muita dedicação, disciplina e determinação, e que não ocorre ao acaso, mas resulta dos estudos realizados anteriormente.
Todas as organizações podem contar com a sorte, mantendo um planejamento adequado e compatível com a sua realidade, não há como iniciar um projeto e imaginar que o mercado será completamente seu.
Da mesma maneira pode-se entender que a sorte da sua empresa está ligada diretamente às ações dos concorrentes, enquanto sua organização se preocupa em seguir um roteiro e os estudos apontam a melhor forma de se alcançar o êxito, os concorrentes podem tentar imitar, mas sem uma base sólida de conhecimento das ações ou do consumidor.
Conhecer o consumidor e manter um relacionamento com o mesmo é apenas um dos objetivos das organizações, mas que ajuda a traçar qual é a melhor estratégia a ser usada para um determinado produto ou serviço.
O atendimento pode ser a ferramenta que mais aproxima um cliente da empresa, pois o atendimento é o reflexo do clima organizacional, é o momento em que o contato entre os dois lados abre os caminhos para a fidelização ou onde a relação sequer é iniciada.
Algumas organizações possuem muitos clientes porque têm um atendimento muito bom, que sempre deve ser melhorado e até mesmo surpreender o consumidor.
O relacionamento com os consumidores é um trabalho que exige estudos constantes, especialmente quando cada grupo de clientes possui um comportamento distinto, faixas etárias diferentes etc.
A satisfação do consumidor não se inicia fora da organização, pois as pesquisas, realizadas com os clientes, são frutos de um aprendizado interno, resultante do trabalho, e pesquisas anteriormente realizadas, que somam informações para se entregar ao consumidor o produto ou serviço desejado.