6 de fevereiro de 2011

A transformação do conhecimento em oportunidades de mercado com foco na satisfação dos clientes em Marketing

Dificuldades são encontradas por empresas que não possuem um autoconhecimento, que deixam de renovar seus estudos e pesquisas porque acreditam que já estão preenchidas por todo o conhecimento necessário e que nada de novo surgirá, demonstrando claramente que o conhecimento é descartado, bem como a organização e planejamento.
Empresas que estão preparadas não encontram dificuldades nos mercados, optando por ficar com a oportunidade de oferecer um produto ou serviço ao consumidor, buscando informações continuamente e tornando-a fonte de criatividade.
Mesmo assim muitas organizações ainda preferem achar que as melhores ideias surgem do nada, que de repente algo nasce, sem nada antes, e apenas atestam que de fato não sabem nada a respeito de si próprias e do mercado.
Então as melhores empresas buscam ampliar o conhecimento ao longo dos anos, e seus projetos são fundamentados em ideias criativas originadas na distribuição de informações, além de incentivar que os colaboradores participem mais ativamente de todos os processos criativos, pois lidam diariamente com informações relevantes e atualizadas em um volume com o qual uma única pessoa não consegue lidar, demonstrando então a necessidade da integração das áreas e a troca constante de ideias das pessoas.
Ainda assim sempre existirão empresas que preferem o despreparo, pois exige muito menos dedicação, esforço e relevância em tudo o que elas produzem, pois não é interessante satisfazer clientes, apenas tirar o dinheiro.
Estes modelos diferenciados demonstram rapidamente os motivos que levam algumas empresas ao reconhecimento, à genialidade inserida na criação de produtos e serviços e àquilo que salta aos olhos dos consumidores quando encontram os produtos e serviços que sempre desejaram, mas que são oferecidos apenas pelas melhores empresas.
Esta divisão também é feita pelos consumidores no ato da escolha, não basta somente produzir, é vital ter algo que vai além do visível, que encontra um caminho diferenciado e marca a vida das pessoas e faz com que a empresa passe a fazer parte do quotidiano, virando referência e gerando um relacionamento muito mais profundo e duradouro.
Os desafios de mercado passam a ser importantes oportunidades quando as empresas se preparam adequadamente, fazendo por merecer o reconhecimento e aproveitando todas as informações disponíveis, vindo de seus clientes ou colaboradores, para então determinar qual é a parcela de mercado que resta para os concorrentes que apenas ocupam espaço.