16 de fevereiro de 2011

A visão e a diversificação de estratégias com base no conhecimento obtido nas pesquisas de Marketing

Existem empresas que preferem dar mais valor ao que é feito sem um compromisso real, pondo em ação estratégias voltadas somente à proliferação das práticas que trazem prejuízos, especialmente aos clientes, sem que haja qualquer oportunidade para o que é certo ser feito.
Respeitar os clientes não é um hábito comum em muitas empresas, pois os colaboradores não sabem respeitar regras ou normas, fazendo o contato com os consumidores de qualquer jeito, pois em breve outro cliente novo irá adquirir seus produtos e serviços.
Esta comodidade que passa a falsa sensação de que o cliente é um detalhe descartável, que não merece a devida atenção e que ao comprar um produto ou serviço não há mais nada a ser feito senão procurar a próxima vítima.
Mas para o benefício do mercado existem organizações que vão no caminho inverso, onde o cliente não é a única referência, mas está inserido dentro de análises e pesquisas que levam à produção dos melhores produtos e serviços.
Então o conhecimento passa a ter uma participação profunda na gestão do relacionamento, já que as empresas que não se conhecem não podem oferecer grandes produtos e serviços aos consumidores.
Do mesmo jeito é interessante observar que cada oportunidade aproveitada é visualizada por diversos ângulos, deixando um campo a ser explorado por mais pessoas, e que tem como efeito direto uma gama variada de percepções que ao serem filtradas encaminham para a criação de produtos e serviços desejados pelos consumidores.
No entanto é muito mais fácil encontrar empresas despreparadas que não alocam todo o seu conhecimento de forma adequada, deixando a organização de lado, permitindo que colaboradores descompromissados estejam em contato com os consumidores e façam com que os concorrentes obtenham muito mais vantagens competitivas ao simplesmente ouvir o cliente.
Equilibrar as ações é um ponto chave que leva as organizações ao êxito em suas estratégias, que passam a contar com informações mais precisas e delimitadas por análises que levam em conta a opinião dos maiores interessados em obter os melhores produtos e serviços, servindo também como um diferencial em relação aos concorrentes.