27 de março de 2011

A aplicação das pesquisas de Marketing no desenvolvimento organizacional e a gestão da parceria com os consumidores na elaboração dos produtos e serviços diferenciados

Empresas dispostas a aprender conseguem obter um desenvolvimento mais ágil, eficaz e eficiente, aplicando as informações no lugar correto, adaptando-se ao tempo em que atuam e entregando aos consumidores produtos e serviços desejados, diferenciando-se dos concorrentes e criando uma imagem única diante do seu público-alvo.
Aprender pode ser uma constante na vida das empresas, desde que esta variável esteja inserida em suas culturas desde o princípio das atividades, demonstrando um cuidado específico com suas ações e na relação com os clientes.
Mesmo assim existem oportunidades que não são aproveitadas, já que a maioria das empresas prefere seguir caminhos tortuosos ao invés de parar e pensar, com a crença de que perdem tempo, e só neste conceito já é possível entender qual é a razão para não estarem presentes na vida de mais consumidores.
Então a disputa de mercado é facilitada, pois as empresas inteligentes sabem que é impossível perder tempo, mas conseguem aproveitá-lo de tal maneira que seus concorrentes passam a achar que acabaram por ganhá-lo.
Mas esta visão distorcida de ações é muito comum em mercados onde o conhecimento não é um dos pontos básicos na fundamentação da empresa, chegando a ficar de lado porque as organizações sequer sabem pensar, apenas agindo em tempo integral, mas sem saber porque ainda estão fazendo o que fazem.
Por outro lado é necessário que as empresas saibam evoluir e crescer dentro de seus potenciais com a mesma consciência que as colocaram em atividade e trouxeram resultados positivos ao aplicar o conhecimento no local adequado, da forma adequada e no momento adequado, criando uma base maior para suas ações e passando a gerenciar o desenvolvimento de forma muito mais inteligente.
Só que esta ação baseada em inteligência requer uma visão real daquilo que é oferecido pela empresa ao mercado e seus clientes, algumas, as mais inteligentes, oferecem produtos e serviços que satisfazem consumidores, enxergam as oportunidades como um investimento no relacionamento de pessoas para pessoas e transformam as informações nas melhores opções que os clientes poderão encontrar.
Além disso toda e qualquer ação passa a ter um sentido muito maior do que o lucro, que passa a ser consequência do êxito das ações, e demonstra mais uma vez que a preocupação das melhores empresas não é apenas produzir, mas satisfazer clientes ao redor do mundo.
Com este comportamento também entram em ação as variáveis que tocam pontos referentes ao relacionamento com os consumidores, saindo do comum e alcançando um nível profundo e que tem na simplicidade o seu grande diferencial, e que se torna difícil de ser executado, já que diariamente todas as pessoas são instruídas a lidar com o complexo, sem ter com início o que é simples, dificultando a criatividade e reduzindo as oportunidades de mercado.
As soluções mais simples encantam os consumidores porque foram criadas a partir do conhecimento compartilhado entre as empresas e as pessoas, tendo como referência as informações relevantes que abrem espaço para sair do ponto comum e satisfazer clientes.