31 de março de 2011

A diferenciação estratégica com a criação de canais de comunicação para o desenvolvimento de soluções e troca de ideias entre os colaboradores em Marketing

A formulação de canais internos de comunicação com a intenção de se distribuir o conhecimento é essencial e traz oportunidades diferenciadas, com perspectivas novas e que apontam rumos que levam a um distanciamento natural da concorrência, criando assim uma empresa que toma suas decisões com base na sua capacidade criativa e na administração da criatividade de todas as suas áreas.
Trazer novos conceitos para o dia a dia organizacional é um passo que vai além do que está incrustado no mercado por meio dos concorrentes que diariamente fazem as mesmas coisas.
As ações também devem acompanhar o desenvolvimento que compreende e envolve o mercado, seus clientes e os concorrentes, adaptando-se ao presente continuamente, mas sem perder o brilho que deu o início às atividades de hoje.
Mas muitas empresas perdem a história que construíram ao se delimitarem por conceitos que julgam únicos e intocáveis, e que na verdade não foram confrontados antes por medo de se descobrir que o que era feito anteriormente estava completamente fora do ideal ou apenas tornasse a empresa mais uma no mercado.
Também é fato que as mudanças efetuadas por mero capricho não acabam tendo o impacto real nas ações, como se algo estivesse completamente desapegado da realidade ou fosse jogado dentro da organização sem uma razão efetiva.
Então todos os procedimentos e processos acabam em xeque continuamente, como se estivessem errados e somente o mudar, que no fundo é um jogar fora o que foi feito sem respeitar sua história e começar do zero sem ter o conhecimento necessário para se estabelecer um mínimo de coerência, fosse a solução de momento.
Esta falta de visão pode acompanhar muitas empresas de maneiras distintas, seja por uma necessidade de se obter um conhecimento maior sobre suas ações, onde a teoria e a prática caminham lado a lado, muito diferente do que é visto na maioria das empresas, pois elas jamais conseguirão alçar voos mais altos porque sequer sabem a razão de sua existência em um mercado e porque o consumidor adquire seus produtos ou serviços.
Neste momento, a incapacidade toma conta do ambiente organizacional, como se engessasse todas as opções ou as colasse de tal forma que o simples pensar estivesse associado a um crime, onde o conhecimento é uma arma que não pode ser usada ou sequer imaginada por certas pessoas.
Ir além do estágio atual em um mercado não significa única e exclusivamente abrir as portas no dia de amanhã, mas passa a ser uma constante que tem no crescimento e distribuição de informações e conhecimentos durante o período em que todas as pessoas podem trocar ideias, saindo do mero fazer por fazer.