26 de março de 2011

A diferenciação organizacional diante da formação de parcerias com os clientes através das pesquisas de Marketing

Muitas ideias são compartilhadas diariamente em empresas inteligentes, onde o foco no desenvolvimento faz a grande diferença entre a oferta de produtos e serviços diferenciados e a disponibilização das mesmas coisas aos consumidores que se encontram no mercado, tornando evidente a capacidade criativa sobre informações concretas, tendo como pano de fundo a organização, o planejamento e o conhecimento compartilhado entre as pessoas.
Com o passar dos anos as empresas podem optar por dois caminhos distintos, um deles é voltado ao desenvolvimento com base no conhecimento, o outro está ancorado na simples cópia da concorrência, uma ação comum e que não faz sentido na atualidade, uma vez que os clientes compartilham informações muito rapidamente e encontram soluções mais efetivas de forma simples e ágil, devido à gama de ofertas disponível.
Mesmo assim muitas empresas ainda recorrem às estratégias onde copiar o concorrente é mais eficaz e seguro, só que estas organizações não enxergam o que deixam de ganhar, pois sempre dependerão da movimentação do concorrente, e não de suas ações exclusivas e pensadas, o que as tornam escravas e delimita o potencial, algo que fica muito claro quando os consumidores desenham a imagem destas empresas em suas mentes, e que são expostas em pesquisas ou em conversas com seus amigos.
Esta falta de percepção da realidade do mercado parece não preocupar estas empresas, já que a noção dos fatos é superficial demais para ser compreendida, ficando apenas um discurso onde seguir o que os concorrentes fazem é a regra, quando isto é a exceção no mundo inteligente.
Então as melhores oportunidades ficam nas mãos das empresas que sempre procuram melhorar o que fazem, mostrando aos consumidores que suas informações coletadas em pesquisas são cuidadosamente aplicadas e analisadas.
Mas a profundidade com a qual estas informações são tratadas também criam oportunidades diferentes, algumas são visualizadas claramente no presente e outras já apontam um caminho futuro, tornando fundamental encontrar o tempo correto para colocar um produto ou serviço no mercado.
Além disso o consumidor também deve estar preparado para lidar com as ofertas inseridas no mercado, e este é o ponto inicial para criar um produto ou serviço, pois nem sempre os clientes terão o devido preparo e se uma ideia chega ao público-alvo antes do tempo é fato que não terá o mesmo impacto.
Por isso é vital formar uma parceria com seus consumidores, tratando-os de forma diferenciada, mas que poucas empresas sabem colocar em prática, já que acham que todas as pessoas são idênticas quando na figura de clientes, outra visão distorcida da realidade nos dias de hoje.
Com as oportunidades disponíveis e aproveitadas as empresas podem trazer para mais perto seus clientes, quando conseguem entender claramente o seu negócio e se esforçam para tornar realidade os produtos e serviços dos desejos dos consumidores.