23 de março de 2011

A estruturação das atividades com a integração das áreas tendo como foco a melhoria contínua em Marketing

Empresas com foco no desenvolvimento sabem que amanhã farão tudo de uma forma muito melhor do que hoje, criando uma crescente contínua na busca pela melhoria contínua, revelando-se conhecedoras de si e que preferem evoluir continuamente sem se enganar ao colocar na mente que não precisam mais andar para à frente.
Quando as empresas não começam suas atividades de forma estruturada criam ilusões de que devem correr em todas as direções ao mesmo tempo, sem dar valor à organização, deixando o planejamento de lado, até mesmo proibindo-o e tomando decisões por impulso, para não perder tempo avaliando as informações e criando uma estrutura sólida para colocar no mercado seus produtos e serviços.
O fato mais interessante é que na cabeça destas empresas sempre existem pontos que não podem ser tocados, já que são as feridas que não cicatrizam e só atraem dificuldades para o restante das áreas.
Mesmo assim sempre é possível encontrar uma oportunidade para colocar em xeque estas situações, pois se as demais áreas comprovam de forma competente que suas ações estão embasadas em informações reais não há como encobrir por mais tempo aquilo que é o ponto que afunda toda e qualquer ação.
Chega a ser estranho se deparar com esta situação, mas ela está inserida em organizações que não estão preocupadas com a entrega de um produto ou a prestação de um serviço aos clientes, tendo como base uma ação desonesta e que afasta aqueles que não estão inseridos neste grupo.
Enquanto isso, existem empresas que prezam pela honestidade, que procuram ouvir seus clientes e satisfazê-los, já que construíram suas histórias em parceria com os consumidores, para não serem abandonadas ou abandoná-los com o passar dos anos.
Neste comportamento diferenciado também existem pontos que só ampliam as vantagens competitivas existentes, a principal é saber entender o consumidor, ouvindo-o com atenção e usando todas as suas áreas em favor do desenvolvimento integrado.
Então os colaboradores deixam de ser meros coadjuvantes para atuar em primeiro plano, sem jogar de lado o consumidor ou evitar o contato com as demais áreas.
Diante desta situação fica muito evidente que a competência só estará em evidência dentro das empresas quando elas descobrirem que ao andarem para à frente estarão criando uma história muito mais longa, ao lado do consumidor e com seus colaboradores, oferecendo os melhores produtos e serviços.