6 de março de 2011

A integração das áreas de maneira estratégica em Marketing para a oferta de soluções aos clientes

A perspectiva com que as empresas olham o mercado pode delimitar suas ações, dentro de suas competências, sem que exista a necessidade eminente de se eliminar todo o qualquer concorrente, pois a evolução de qualquer organização só é possível ao contar com um mercado diversificado, que traz novas aplicações de um conhecimento comum e que projeta a oportunidade de se criar uma solução ao manter um convívio melhor com seus consumidores, por meio dos colaboradores e o conhecimento individualizado que é aproveitado efetivamente.
Muitas empresas preferem olhar o mercado como um território em que só existe espaço para uma organização, tentando a todo custo eliminar outras empresas e fazer com que os clientes sejam vistos como uma moeda de troca, pois o único valor que possuem está ligado àquilo que adquirem.
Este tipo de visão limitado e orientado à péssima entrega de um produto ou serviço é muito comum, todos encontram exemplos diariamente, pois ainda existem organizações que não conseguem viver com a mudança ocorrida, e mesmo assim continuam gerando insatisfações cada vez maiores, pois não conseguem cumprir as promessas.
Dentro desta distorção aplicada ao extremo é possível realizar uma análise aprofundada em todas as áreas e perceber que não existem pessoas devidamente capacitadas, já que a forma com que a organização trabalha não leva em conta o conhecimento e a integração, mostrando que estas empresas preferem manter todas as pessoas isoladas em caixas, já que o contato entre elas é prejudicial porque gera o desenvolvimento, algo que não é bem visto e sequer deve ser imaginado por qualquer um.
Então tudo o que a empresa faz não tem valor, passando despercebido e criando para seus clientes a impressão de que o tempo foi perdido, pois o resultado não foi baseado em estudos e todas as promessas foram vazias.
Do outro lado existem empresas que firmam compromissos que podem ser entregues, pois analisar a situação, conhecer os consumidores, traçar um planejamento e usar o conhecimento, que são fundamentos básicos para toda e qualquer ação, e esta cultura diferenciada nasceu com a empresa, aproveitando-se dos modelos que não oferecem problemas, mas soluções a todos.
Neste cenário onde os diversos modelos de empresas se confrontam há um fator que é avaliado de forma diferente, e que pode ser tratado como um dos parceiros mais importantes ou um coadjuvante, quando muito, dentro de toda a relação da empresa com o mercado e os consumidores.
Só que também existem momentos em que as empresas despreparadas conseguem aprender, mas logicamente não aplicarão o conhecimento, pois isto é uma perda de tempo, pois a organização terá que pensar, estudar e aplicar um planejamento em suas ações.
Ainda assim é interessante observar que muitas destas empresas, no momento de sua concepção, perderam-se em meio às ações infundadas e direcionadas por impulsos que não possuíam nenhum embasamento real, dentro de especulações do eterno achar, como se o mercado fosse uma loteria e a competência não valesse nada.
Uma empresa que conta com ações baseadas no conhecimento pode obter resultados mais expressivos por saber que jamais estará pronta, que a cada dia o aperfeiçoamento é vital e que as mudanças não devem ser encaradas como a ação de se jogar tudo o que foi feito até o presente fora e começar do zero, mas compreender que a mudança é uma melhoria contínua que permite escrever uma história por muito mais tempo que os concorrentes despreparados e que não sabem o que dizer sobre si aos consumidores.