8 de março de 2011

O êxito da diferenciação com o relacionamento com os consumidores e a precisão dos estudos e pesquisas de Marketing

Ouvir os consumidores é uma constante nas empresas inteligentes, que preferem manter um diálogo franco e direto com as pessoas, pois sabem compreender o que é dito, além de trazer cada uma as experiências diferenciadas com seus produtos e serviços para dentro da organização, como fonte de referência, diferenciação e manutenção da excelência em tudo o que produzem e entregam aos consumidores.
Saber pesquisar o mercado, principalmente seus consumidores, é uma variável que poucas empresas dão valor, pois acham que já possuem todas as respostas, criando conflitos desnecessários e proibindo o desenvolvimento de pertencer à organização.
Esta visão limita o raio de atuação organizacional, pois gera um desconforto entre todos os seus colaboradores, que vão se acumulando ao longo do tempo e não permitem enxergar uma solução em nenhum prazo.
Mas o mercado conta com diferentes modelos de organizações, e normalmente as melhores passam a aproveitar cada oportunidade quando em contato constante com seus clientes, sem perder o controle sobre suas ações e ainda assim encontrando espaço para dedicar ao desenvolvimento contínuo.
Este posicionamento revela a capacidade em lidar com qualquer tipo de situação, transformar os problemas em oportunidades, colocando novamente o conhecimento na base de suas ações, só que ao invés de armazená-lo em bancos de dados acada distribuindo-o internamente.
Nesta relação da empresa com o conhecimento e sua distribuição fica evidente o preparo exigido dos colaboradores, que prezam pela excelência, já que são incentivados diariamente a fazer o seu melhor, trazendo sugestões e aprimorando o que já é feito, uma vez que a própria empresa permite que haja tempo para estudar e desenvolver novas soluções.
Então o dimensionamento do tempo dedicado ao desenvolvimento de ideias também entra em pauta, e não se delimita uma área específica, pois todos contribuem, já que a visão não é um fator de redução da capacidade criativa, mas uma ferramenta para integrar as áreas e torná-las fontes inesgotáveis de ideias, outro diferencial percebido pelos consumidores quando adquirem um produto ou serviço.
Além disso outros diferenciais acabam entrando em ação, e toda a relação dos clientes com a empresa evidenciam o preparo e a dedicação em exercer tudo da maneira mais simples, esclarecendo toda e qualquer dúvida dos consumidores, tornando a organização muito mais rara, pois não julga a dúvida em si, mas permite que o cliente obtenha as respostas que precisa.
Este tipo de ação também é encontrado em poucas empresas, que preferem jogar seus produtos e serviços no mercado, sem dar o suporte, achando que o consumidor não influencia no futuro da organização, demonstrando total desconhecimento da realidade.
Diante desta diferenciação a maioria das empresas não consegue entender os motivos que fazem com que seus concorrentes se destaquem, especialmente quando não abrem seu olhos àquilo que está evidenciado e traz sentido às ações.
Para as empresas que controlam suas ações e planejam os caminhos que pretendem seguir existe o êxito em tudo o que produzem, fator que tem como consequência o sucesso e já deixa muito claro que tudo o que é feito hoje possui uma história, uma razão de ser e coloca em primeiro plano o conhecimento, independentemente do que os concorrentes acham.