11 de abril de 2011

Ações estratégicas de Marketing com base na integração das áreas e o foco na excelência

Ir além do óbvio é uma opção escolhida por poucas empresas, onde a excelência não é apenas um conceito, mas um hábito que permeia todas as ações, que fica inserida em cada uma das práticas, estabelecendo novos níveis de exigência com o passar dos anos e tornando a organização uma provedora de soluções que ditam os rumos de muitos mercados.
Empresas que se permitem encontrar problemas acabam se transformando em fontes de soluções, fator que determina uma linha tênue entre a competência como forma de melhorar continuamente tudo o que há dentro da organização e a falta de capacidade em assumir que problemas sempre têm solução, uma visão que vai além da compreensão pela ignorância que domina o ambiente interno.
Mas também é evidente que muitas organizações preferem atrapalhar a vida dos clientes, tornando-se prisões que agem com uma única intenção, e por isso as mudanças ocorridas nos mercados afetam suas ações, pois os clientes possuem muito mais informações, conversam entre si e determinam qual é o ciclo de vida das organizações.
Então toda e qualquer ação não é mais fruto exclusivo da vontade das empresas, algo que incomoda as organizações que nada sabem fazer ou que nada enxergam e ainda assim acham que seus produtos e serviços são os melhores.
No entanto ainda é possível encontrar diariamente inúmeras empresas que não sabem o que fazer e ainda assim tentam oferecer aos clientes seus produtos e serviços, como se pudessem enganá-los por muito tempo ou se os seus subterfúgios fossem os melhores na hora de enganar os clientes.
Só que o mercado também é composto por organizações que baseiam suas ações no conhecimento, que buscam oferecer soluções em tempo integral, onde todas as áreas estão integradas e trabalham conjuntamente para satisfazer consumidores, ao invés de manipular informações e deixar de fazer o que é certo.
A oferta de soluções é possível quando as empresas sabem que seus pontos fracos não acabarão da noite para o dia, mas que seus esforços são direcionados a torná-los cada vez menores, a ponto de findá-los com o passar dos anos e entregar aos consumidores os melhores produtos e serviços sem que existam divergências gigantescas ou que suas áreas sempre tentem destruir umas as outras.