14 de abril de 2011

A distribuição das informações dentro das organizações em Marketing

Controlar o fluxo com que as informações chegam ao ambiente interno faz parte de uma estruturação prática e lógica de investimentos que contribuem para a valorização organizacional, tendo em seus colaboradores o ponto de partida para a excelência.
Empresas que não sabem lidar com as informações acabam trocando os pés pelas mãos, criam obstáculos intransponíveis e complicam todas as possibilidades de se encontrar uma solução, fazendo o uso equivocado de dados importantes e priorizando ações que não lembram em nada as organizações sérias.
Então os frutos colhidos são muito diferentes do esperado, o que em prática é muito mais do que a empresa merece, já que trata o próprio negócio com desleixo e impede o desenvolvimento de seguir seu curso, onde melhorar não é um objetivo jogado no horizonte, mas uma realidade percebida diariamente.
Mesmo assim é possível encontrar empresas que não criam dificuldades de comunicação entre as áreas, onde o pensar é um processo diário e não permite que somente as dúvidas sejam jogadas na mesa, pois as respostas sempre trarão novas perspectivas ao quotidiano e farão das ações de hoje a base para a diferenciação e fortalecimento organizacional em cada mercado.
Por isso é interessante notar que as empresas que evitam que suas áreas troquem conhecimentos acabam por sofrer consequências de suas ações de formas não imaginadas, como se de repente algo surgisse e mudasse tudo de lugar.
Mas estes acontecimentos são tão corriqueiros que parecem não saltar aos olhos, pois tornam-se parte de seus processos mal feitos, já que o interesse não é oferecer os melhores produtos e serviços que o cliente deseja, mas limitar as atividades aos seus interesses, que giram exclusivamente sobre a capacidade de se retirar o máximo de dinheiro do cliente no menor tempo possível.
Enquanto isso as empresas inteligentes não controlam as informações, mas permitem que elas sejam distribuídas adequadamente, direcionando-as às áreas corretamente e abrindo espaço para a permuta de ideias, gerando a excelência sem perder o foco em sua produção e oferta dos melhores produtos e serviços aos consumidores.