26 de abril de 2011

Informações e estratégias de Marketing voltadas ao desenvolvimento de novas ideias e soluções para os clientes

Uma empresa ávida por inovar transforma seu conhecimento em fonte praticamente inesgotável de ideias criativas, deixando um fluxo de informações externas adentrar em seu ambiente e de trazer ao mercado produtos e serviços diferenciados.
Com o passar dos anos há uma tendência natural de muitas pessoas em classificar as empresas de acordo com suas percepções, sendo que esta imagem é uma fotografia da relação mantida em algum momento, e que perdura por muito tempo se não existe uma outra forma destas empresas mudarem o panorama que se apresenta.
Por conta disto é interessante observar que diariamente as organizações podem se deixar levar por impulsos irrelevantes em um contexto maior, abraçando causas que não agregam valor àquilo que está em sua cultura, deixando muito claro para seus clientes que há algo errado em suas ações.
De certa maneira é possível traçar perfis organizacionais dentro de inúmeras variações, com pontos separados sutilmente e que, de tão próximos, parecem ter o mesmo significado.
Mas também existe o outro lado, onde o conhecimento gera ideias, cria produtos e serviços tão únicos que seus consumidores são tratados de maneira exclusiva, e isto ocorre de forma tão sutil que poucas pessoas perceberão que há uma padronização inserida naquele contato.
Além disso é necessário contar com a criatividade dos colaboradores, que só é incentivada quando as oportunidades são oferecidas às pessoas, o que é raro dentro das empresas, pois elas temem que seus colaboradores migrem para os concorrentes, sem se dar conta de que isto ocorre diariamente por razões que em nada estão atreladas às dificuldades, mas sim a completa falta de visão e gestão de ideias.
Deste jeito tudo o que é produzido sempre é inferior ao que a concorrência possui, pois nenhum colaborador irá entregar uma ideia se perceber que ela sequer será analisada, o que é comum e faz parte da cultura organizacional da maioria das empresas em certos mercados.
O conhecimento aplicado no dia a dia coloca em evidência a capacidade organizacional em gerenciar suas melhores habilidades, com foco na excelência e na aproximação com os clientes e colaboradores, fazendo os melhores produtos e serviços antes dos concorrentes.