10 de abril de 2011

A inteligência organizacional aplicada diariamente nas ações estratégicas de Marketing e na diferenciação da concorrência de mercado

Ideias fundamentam o desenvolvimento organizacional de tal forma que por muitas vezes acabam escapando da organização em que foram geradas para sua concorrência, devido à falta de visão e capacidade de entender e estudar mais profundamente o que foi exposto, perdendo-se assim a oportunidade de oferecer mais um diferencial aos consumidores.
Diariamente é possível encontrar um universo praticamente infinito de ideias e percepções diferenciadas em cada organização, que partem de análises que se distanciam do que foi criado anteriormente e usam novos conhecimentos para estabelecer novos níveis a se alcançar.
O interesse das empresas também parece fugir deste cenário diariamente, pois o foco dado àquilo que é determinado como produtividade parece sempre distorcido, fora do correto e até mesmo ignora aspectos óbvios e tão simples que por muitas vezes surge a dúvida se existe alguma fonte, ou forma, de conhecimento naquele ambiente.
Sendo assim as pessoas tendem a migrar mais rapidamente para a concorrência, como uma defesa de suas ideias, mas também por saber que podem colocá-las, no mínimo, em um nível avançado de estudos aprofundados, algo que jamais acontece em muitas empresas que não enxergam ideias como um investimento, pois geram custos a terem que ser estudadas e pesquisadas.
Então entram em cena os mais variados discursos, e não entender a razão pela qual uma pessoa deixa a empresa é a maior delas, pois sempre existe a crença de que a organização é perfeita, por isso a cada dia inúmeras empresas perfeitas desaparecem do mercado, já que sequer têm a capacidade de melhorar o que são e o que oferecem às pessoas.
Mesmo assim há um grupo pequeno de organizações que preferem trabalhar com novas ideias e propostas, que levam a sério os estudos, pesquisas e, principalmente, o conhecimento, revelando também que sempre há o que ser desenvolvido e melhorado, pois a perfeição é um objetivo que não coloca a empresa acima das pessoas, mas a coloca em um nível de compromisso muito mais sério do que o usar e descartar pessoas continuamente.
Existem empresas incapazes de trabalhar com ideias vindas de todas as suas áreas, pois não acham que todas as pessoas são criativas e não enxergam que o conhecimento não é estático, podendo ser complementado, expandido e usado de inúmeras formas, em diversas áreas e por todas as pessoas, independentemente daquilo que se passa na mente de gestores despreparados.