29 de abril de 2011

A melhoria contínua inserida na excelência organizacional como estratégia de diferenciação em Marketing

Saber administrar e utilizar o conhecimento torna possível sair do comum e oferecer aos consumidores muito mais do que produtos e serviços encontrados também na concorrência, mas isto gera a necessidade de se colocar em prática a excelência, um conceito que diariamente é ultrapassado nas melhores empresas, pois o amanhã é melhor do que o hoje continuamente.
O conhecimento é construído diariamente nas organizações inteligentes, tendo como base a melhoria contínua aplicada em seu dia a dia, evitando que os concorrentes as ultrapassem ou até mesmo se aproximem.
Mas é interessante olhar par ao mercado e encontrar empresas que preferem correr contra o conhecimento, já que tratam as exceções como prioridades enquanto o importante é deixado de lado porque não existe a menor intenção de satisfazer os clientes.
Isto ocorre porque alguns conceitos não são compreendidos na sua essência, o que se torna temerário e coloca em prática ações tomadas por impulso e sem nenhum embasamento lógico e racional.
Então os concorrentes passam a ter um destaque ainda maior, já que baseiam as ações em conhecimentos diversificados, não ficam parados no mesmo ponto porque sabem que amanhã terão que ser melhores do que hoje, e este diferencial só é possível quando todos os colaboradores conseguem manter um mesmo ritmo de desenvolvimento.
Além disso há um compartilhamento da cultura que forja as ações de tal maneira que fica muito difícil perder as oportunidades quando o cliente é entendido.
Só que para entender o que o cliente diz não basta apenas manter contato por causa de uma venda, outro hábito comum e que não faz o menor sentido, assim como as metas de vendas que se baseiam na falta de conhecimento, com a percepção distorcida por discursos vazios e a auto ilusão de que o cliente é mais uma peça que pode ser trocada a qualquer instante.
Por isso é evidente o destaque das melhores empresas que aboliram a ignorância dos seus ambientes, pois não buscam mais as vendas, pois conseguem ouvir e compreender o consumidor, fato raro e que dificilmente será alcançado pela maioria das organizações.
Hoje os consumidores não são mais conquistados pelas empresas, pois as empresas devem cativar os clientes ao construírem um relacionamento diferenciado e que não se baseia nas míseras vendas, já que todos os ativos estão voltados para algo muito maior e que somente a inteligência pode colocar em prática nos mercados.