30 de abril de 2011

O comportamento das organizações no relacionamento com os clientes em Marketing

Empresas que trabalham com metas de vendas não oferecem aos consumidores produtos e serviços de qualidade, pois baseiam-se em estratégias que tem como base o aprisionamento do cliente, sem que ele possa realizar as escolhas de acordo com seus desejos, empurrando-lhe o que produzem e que jamais os satisfazem.
Metas são a prova de que as empresas não sabem encantar os clientes, pois se o fizessem jamais teriam que ficar investindo na busca por novos consumidores, já que os clientes que já conhecem a empresa fariam a divulgação do nome, levando em conta a satisfação e todo o relacionamento existente.
O interessante é que muitas pessoas acreditam que as metas são vitais para qualquer negócio, demonstrando novamente que o foco não é ter seu consumidor como um parceiro por muito tempo, e assim preferem atrair as presas uma única vez, usá-las e então partir para as próximas.
Este comportamento existe, e ainda será usado por muitas empresas, porque existem concorrentes que acabam por fazer o mesmo, então a diferenciação desejada pelo cliente não é, exclusivamente, baseada no produto ou serviço adquirido, pois há muito mais do que pode ser comprado na relação das pessoas com as empresas, e isto acaba por colocar em xeque toda e qualquer situação onde os produtos ou serviços são prisões disfarçadas.
Também é necessário observar o outro lado, onde as empresas não trabalham com metas de vendas, pois preferem manter seus consumidores ao oferecer-lhes mais do que produtos ou serviços, e este é o ponto que vai além da visão minimalista de muitas empresas, pois trata o mercado de forma diferenciada, não como a fonte exclusiva do dinheiro, mas como um mar de oportunidades que só serão aproveitadas se as empresas conseguirem, e souberem como, ouvir seus clientes.
Atualmente as vendas são consequência direta do relacionamento das empresas com seus clientes, pois as trocas de informações entre as pessoas são elevadas e em poucos segundos as notícias alcançam locais antes não imaginados, uma vez que o relacionamento entre os consumidores é uma constante no mercado, faz parte de uma mudança para a qual poucas empresas se prepararam.