2 de abril de 2011

Planejamento e organização da melhoria contínua das ações estratégicas de Marketing com foco na excelência

Planejar as mudanças dentro de uma empresa demonstra um conhecimento avançado sobre as opções que são oferecidas para melhorar continuamente o que é feito hoje, sem perder o foco ou deixar que as decisões tomadas sem um pensamento anterior embasado em estudos aprofundados ganhem o foco como a regra, quando são exceções que invariavelmente não trazem resultados positivos.
Ações tomadas sem planejamento causam situações que atrapalham a manutenção ou alcance da excelência dentro da organização, apontando as limitações que incluem a visão e o próprio conhecimento da organização sobre si, revelando que tudo é feito de repente, sem uma razão ou sequer noção do resultado.
Chega a ser interessante observar que isto ocorre diariamente em empresas que não estabelecem um padrão de atuação, como forma de dizer que tudo muda a qualquer momento, só que se você não sabe o que faz agora não saberá o que fazer para mudar, criando um paradoxo que inviabiliza o crescimento.
Desta forma os concorrentes que agem de forma planejada passam a ganhar uma fatia maior do mercado, criando um histórico que engloba muito mais do que arquivos onde as decisões foram baseadas e tomadas, fazendo com que os próprios consumidores se sintam inclusos na organização.
Esta inclusão não significa a fidelidade gerada por parte da empresa, mas justamente o contrário, onde o cliente deixa a organização entrar na sua vida e passa a tratá-la como sua, algo que coloca para trás todas as ações que visam sufocar o cliente.
Neste estágio é fácil notar porque algumas empresas se destacam e mantém o mesmo ritmo por um longo período, prolongando o ciclo de vida da organização, do setor e dos produtos e serviços oferecidos, sem deixar a oportunidade de desenvolvimento chegar aos concorrentes.
Por outro lado há também um fator que influencia diretamente na forma como a empresa lida com ela própria, que vem do momento de sua criação, pois ao conhecer o que, como, onde e para quem será feito tudo acaba por mostrar que as pesquisas e os estudos anteriores deixam muito mais viva a ideia de que todas as empresas podem desfrutar de êxito, desde que preparadas para fazer o seu negócio fluir ao trabalharem realmente.
Isto também aponta que em alguns mercados existem empresas que parecem tão sólidas que durarão para sempre, e só poderão alcançar este nível ao entenderem que, um dia, podem fechar suas portas, e então passam a trabalhar arduamente a cada novo dia, como se fosse o primeiro dia e a última oportunidade disponível.
Então a relação da empresa com o mercado ganha um foco diferenciado, pois ela sabe que terá que tratar seus colaboradores como quer ser tratada, e para isso acontecer é vital que cada ação tenha uma razão baseada em estudos, e não pela insanidade de alguém que acha que aquilo é bom.
As empresas só conseguem gerenciar seus destinos e ações quando se conhecem de tal maneira que cada dia em suas histórias não é contado como outro dia, mas uma nova oportunidade de satisfazer consumidores e permitir que os colaboradores exponham suas ideias e as transformem em realidade após estudá-las e dividi-las com os demais.