24 de abril de 2011

Referências externas e a capacidade organizacional em aplicar o conhecimento dos colaboradores em soluções inteligentes como diferencial em Marketing

Novas práticas devem ser incorporadas sob a tutela do conhecimento, sem que exista a impressão de que a pressa foi muito maior e que tudo foi jogado nas mãos das pessoas, criando assim um ambiente desfavorável ao desenvolvimento natural das empresas, além de perder o foco e impedir que novas ideias sejam estudadas e implementadas ao longo dos anos.
O ciclo de vida das empresas depende da maneira como elas se comportam interna e externamente, da relação que possuem com o conhecimento e da administração do uso de informações que podem trazer diferenciais à luz do dia, criando produtos e serviços reconhecidamente inovadores, práticos e aplicáveis no dia a dia dos clientes.
Ainda assim existem empresas que resistem ao desenvolvimento, partindo de suposições e não criando nada concreto, revelando uma natureza pautada em ações que em nada lembram as verdadeiras organizações, além de entregar aos concorrentes o melhor dos benefícios, que é o desaparecimento do mercado.
Por outro lado sempre existe a oportunidade para se mudar um cenário, logicamente o conhecimento é imprescindível, e a única constante em qualquer uma das áreas da empresa, pois as variações, usos e aplicações dele estão atreladas à especialidade com que cada uma destas áreas atua.
Então os concorrentes deixam de ser inimigos, pois podem ser os geradores do desenvolvimento, tendo assim um contexto muito mais elevado do que representam as outras empresas, algo que só acontece quando a inteligência passa a ser fator primordial em todas as ações, até mesmo na leitura do mercado.
Só que são poucas as empresas que sabem usar o conhecimento em seu favor, e isto nem sempre significa realizar mudanças, como muitos podem imaginar, mas leves ajustes são necessários, sem descartar que em dado momento todas as áreas devem estar integradas sob um foco comum, e que pode ser vital realizar uma mudança mais aprofundada.
Diante disto é fundamental esclarecer muito bem os pontos, pois se uma empresa possui muitas áreas que já trabalham juntas é natural que o esforço seja tomado para que todas elas trabalhem da mesma maneira, com um foco comum, e é neste momento que muitas organizações deixam a desejar, pois preferem ficar com o pior a ter que excluí-lo de suas vidas.
Sendo assim a maneira como a gestão é feita também influencia, pois são poucas as pessoas que possuem capacidade e inteligência suficiente para sair da caixa e entender que muitos caminhos escolhidos não são os melhores, e que outras pessoas direcionarão estas empresas ao êxito por tomar decisões com conhecimento.
Mas além disso é importante compreender que as empresas que ainda trabalham com hierarquias antiquadas sofrem muito mais quando há um interesse maior em promover o desenvolvimento, pois sempre existe aquele que acha que a nomenclatura de um cargo é o suficiente para fazer qualquer coisa, mostrando o total despreparo e a ignorância como filosofia de vida, pois não buscam ampliar o próprio conhecimento ou sequer ouvir o que os demais têm a dizer.
Dentro desta perspectiva todos os colaboradores passam a guardar suas ideias, não trazem mais à tona o que acontece, e na primeira oportunidade saem da organização, já que sempre existem empresas que optam por evoluir, enquanto que outras preferem apenas fazer parte de um grupo que, invariavelmente, é definido como ser mais uma empresa no mercado, sem diferenciais, sem desenvolvimento e com decisões tomadas sem pensar.
Outro ponto que atinge as organizações despreparadas é a falta de visão na hora de se criar uma solução, seja ela interna ou para os consumidores, pois normalmente estas empresas distorcem conceitos, ao invés de trazê-los para dentro da cultura organizacional, gerando assim um motor baseado em incompetência e desleixo em tempo integral, penalizando quem pensa e seus clientes.
Todas as empresas podem tomar suas ações da forma como julgam ser ideais, mas são poucas as que conquistam consumidores e os tratam como seres humanos, pois trazem este conceito até seus colaboradores, sem exceção, e são movidas por ideias e conhecimento aplicado.