13 de abril de 2011

Soluções desenvolvidas com a padronização inteligente de ações em Marketing

Padrões não devem ser tratados como regra dentro das empresas, pois sempre que isto ocorre há uma distorção dos métodos e formas com que as ações interpessoais são delimitadas por aqueles que não conseguem usar o conhecimento como fonte de desenvolvimento.
A maioria das empresas sempre padroniza o que não deve ser tratado como algo repetitivo, comum e que merece um cuidado diferenciado, abrindo o caminho para os concorrentes e ficando paradas no tempo, pois sempre criam obstáculos maiores do que o necessário e geram conflitos que impedem as áreas de focar no desenvolvimento de soluções.
Chega a ser muito fácil encontrar exemplos no dia a dia dentro das organizações de situações que deveriam ser tratadas com a devida importância, mas que acabam nas mãos de pessoas despreparadas e que sequer compreendem o que lhes é dito.
Desta forma, a empresa cria limites e não pensa, passando a maior parte do tempo achando culpados para tudo, empurrando as responsabilidades de uma área para a outra e não aproveitando o tempo, algo que os concorrentes fazem com maestria e criam os melhores produtos e serviços por tratarem cada momento como único, e não uma repetição diária de atividades já conhecidas.
Só que o repetir também pode ser encarado como um diferencial a ser usado em favor da empresa, pois em uma linha de produção mecanizada tudo sempre parece igual, só que neste caso este é um ponto que deve ser tratado como tal, e não como a maioria das empresas fazem.
Então as organizações podem aproveitar certos padrões para criar diferenciais, especialmente no atendimento aos clientes, assim como a relação deve ser criada, sustentada e perpetuada de maneira a permitir que o consumidor procure a empresa mais uma vez, e é nesta busca que se apresenta a oportunidade de fazer tudo de forma diferente e ao mesmo tempo ter um padrão reconhecível pelo cliente.
Além disso é necessário entender que existem oportunidades para se diferenciar da outras empresas em situações que só se apresentam quando a organização deixa de viver dentro de caixas para olhar além do contato, criando assim o relacionamento com o consumidor e se permitindo evoluir em todos os sentidos.