1 de maio de 2011

A conexão do desenvolvimento com o conhecimento para a oferta de soluções ao mercado como estratégia de Marketing

A melhor estratégia a ser adotada pelas empresas está no seu desenvolvimento, que envolve pontos que vão das oportunidades encontradas em novas ideias até à manutenção do relacionamento com os consumidores, envolvendo muito mais do que o planejamento, trazendo para o quotidiano o pensar e colocando em prática o que há de melhor a se oferecer, com muitos estudos efetuados em parceria com os clientes.
Estratégias são fundamentais para o desenvolvimento de soluções, e quando bem alinhadas com a cultura organizacional produzem resultados melhores que os concorrentes, pois partem de pontos comuns a todas as áreas e pessoas.
Ainda assim muitas empresas preferem achar que um determinado negócio tem um único modelo de gestão, evidenciando que todas as suas ações são tomadas em momentos de alucinação, que ficam conhecidos como feeling.
Então tudo o que é produzido ali não traz o resultado esperado, pois nada é feito para que as ações deem certo, o achar domina o ambiente e as piores pessoas estão em posições onde a decisão deve ser fundamentada em estudos, algo que evidentemente não é o foco, pois gera custos.
Desta maneira todo e qualquer investimento feito para melhorar é tido como custo ou gasto, já que o conhecimento é encarado como invisível, só que ao se basear nele as empresas podem aprender, evoluir e colocar nas mãos dos clientes os melhores produtos e serviços.
Mas ainda assim muitas pessoas acham que podem tomar decisões com base no feeling, só que se esquecem do básico, o conhecimento, e então as soluções são tomadas com base no achar.
Por isso os erros ganham proporções maiores do que os acertos, e ainda outras ilusões são mantidas no ambiente organizacional, como a perda do tempo, algo impossível de ser feito pois nenhuma pessoa é dona do tempo, demonstrando que a falta de conhecimento domina a organização e por isso os melhores colaboradores migram para os concorrentes.
Com a compreensão plena da variável que permite o desenvolvimento é possível criar soluções reais para seus consumidores, algo que acontece nas melhores empresas, que sabem que somente Morris Albert ganha dinheiro com feelings.