20 de maio de 2011

A conexão estratégica das áreas e o desenvolvimento contínuo de soluções como diferenciação em Marketing

A conectividade interna das áreas depende de uma cultura disseminada e baseada no conhecimento distribuído, como forma de priorizar o desenvolvimento de soluções, e não a gestão contínua de problemas, que logicamente favorecem à criatividade e melhorias que diferenciam as organizações inteligentes das demais.
Reagir é um processo tão comum para muitas empresas que diariamente inúmeros incêndios são abrandados, sem uma solução definitiva, prolongando o desgaste entre as áreas e criando um clima que visa construir barreiras que impossibilitam o contato interno.
Enquanto isso as organizações inteligentes buscam construir soluções, colocar seus colaboradores em um nível de compartilhamento de informações que inunda a empresa com ideias, administrando-as de forma integrada.
Mas mesmo assim há uma relutância que inviabiliza toda e qualquer propagação de ideias, como se a fonte do conhecimento possuísse um limitador definido por uma única pessoa, que invariavelmente não sabe lidar com os conhecimentos alheios e diariamente toma decisões com base em teorias ilusórias que chamam de feeling.
Então seus concorrentes acabam de ganhar uma vantagem competitiva praticamente infinita, pois ao analisar o cenário, e todas as suas variáveis, é possível desenhar um planejamento que leve em conta todas as ações da concorrência, especialmente daquelas empresas que acreditam que podem retirar suas ideias do nada.
Deste jeito é fácil compreender porque a inovação está nas mãos, e mentes, das empresas que investem no desenvolvimento contínuo de soluções, já que não procuram as razões para não fazer algo, e sim qual é a melhor maneira com que elas podem se adaptar ao novo e ainda assim seguir seus ciclos de vida.
Com este raciocínio é possível visualizar muito mais do que clientes sedentos por produtos e serviços, já que internamente todos os colaboradores já são instruídos a eliminar as famosas caixas que todos criam quando não conseguem compartilhar as ideias ou sentem uma ameaça eminente porque existem mais pessoas no planeta.