4 de maio de 2011

A estratégia da distribuição de informações entre as áreas organizacionais em Marketing

Informações bem compreendidas resultam em ações eficazes, que perpetuam a distribuição do conhecimento e criam oportunidades de inovação continuamente, colocando no dia a dia das pessoas muito mais do que o desenvolvimento de ideias.
Os canais internos de comunicação podem ser usados como fonte de inovação, deixando em aberto a possibilidade de se distribuir os dados por várias áreas e então mudar a maneira como a gestão torna viável todas as pesquisas ligadas às ideias dos colaboradores.
Mas estas ações só existem quando a organização compreende a sua razão de existir, não há como negar que muitas empresas optam por evitar a comunicação, onde o hábito, que se torna o vício, de empurrar tudo para os outros ganha corpo e ocupa todo o tempo destinado à criação de soluções, demonstrando que tudo o que a empresa faz não deve ser levado a sério.
Por isso é importante contar com um time de colaboradores que possuam a intenção de compartilhar o conhecimento, o que é raro, já que normalmente há um medo irredutível quanto à distribuição do que pode ser um diferencial, só que as pessoas não se dão conta de que podem compartilhar e ampliar o conhecimento ao mesmo tempo.
Logicamente a visão limitada torna difícil distribuir o conhecimento, e o exercício diário voltado aos estudos e pesquisas podem acabar por demonstrar que tudo o que é feito hoje foi um dia passado por outras pessoas.
Então a relevância das trocas internas das empresas passa a ser mais evidente, pois o hábito da distribuição do conhecimento fornece oportunidades quase infinitas de se melhorar o que já é produzido, bem como na criação de algo direcionado aos clientes, e neste caso as empresas inteligentes sabem que se seus colaboradores não são tratados como os primeiros clientes nada mais é válido.