24 de maio de 2011

Estratégias de Marketing sob o foco da integração organizacional e a inteligência na administração do conhecimento e sua aplicação no desenvolvimento contínuo

Empresas de vanguarda sempre evoluem por terem a certeza de que suas ações serão ultrapassadas assim que aplicadas, trazendo uma visão muito além do comum e criando um ciclo evolutivo que se traduz na plena aplicação de todo o conhecimento de seus colaboradores, por não ignorarem nenhuma ideia e abrir o leque de opções ao compreenderem que o planejamento fundamenta toda a estratégia de diferenciação e criatividade, revelando o potencial organizacional e tornando-o disponível a todos os colaboradores.
Ter a noção das dimensões das ações de forma integrada permite que as melhores empresas enxerguem além do próximo passo a ser dado no mercado, tendo em suas realizações o tempo e o foco adequados, ainda mais quando a informação chega a qualquer local do planeta em poucos segundos.
O interessante é saber que muitas empresas não gostam de olhar para a frente, olhando eternamente em um espelho retrovisor e deixando que as empresas que tomaram outros caminhos cheguem na frente.
Esta falta de atenção se deve à incompreensão da gestão interna, perdendo continuamente seus melhores colaboradores por cortar-lhes a oportunidade de pensar, estudar e colocar no papel as ideias que pululam em suas mentes.
Enquanto isso a inteligência predomina na formação e idealização de ações estratégicas que têm como base o conhecimento e suas distribuição interna, e ainda assim os investimentos em treinamentos e cursos, como forma de continuar andando para a frente e colocando no mercado os melhores produtos e serviços.
Mesmo assim muitas pessoas imaginam que o fato de se olhar única e exclusivamente para a frente traça uma linha reta contínua, e que só tem um destino, o ponto de partida, só que o olhar para a frente vai além do fato de se guiar por aquilo que está diante dos olhos, e alcança o que está dentro da mente, tanto dos consumidores quanto dos colaboradores.
Desta forma há uma conexão direta entre os investimentos organizacionais para o seu desenvolver, sem contar que os próprios treinamentos são direcionados a fortalecer as habilidades e pontos fortes, pois o nível de conhecimento é tão elevado que as empresas perceberam que não podem desperdiçar o tempo colocando um colaborador dentro de um treinamento que tentará fazê-lo ser bom naquilo que não é sua habilidade evidente.
Ainda assim muitas pessoas imaginam que o investimento deve ser para criar um colaborador completo, que não precise das outras pessoas e produza em um nível muito mais elevado, evidenciando ainda mais a ignorância instaurada no ambiente organizacional, e que só produzirá a vantagem competitiva para seus concorrentes, já que neste mesmo tempo eles usam a inteligência para investir em treinamentos para melhorar todas as habilidades individuais dos colaboradores, já que trabalham como um time.
O nível de conhecimento determina o destino das empresas, as inteligentes conseguem controlar todas as ações das demais, pois lançam seus produtos e serviços e viram a referência do mercado, assim como delimitam o território dos concorrentes sem que estes percebam e ainda assim se contentem com uma fatia irrisória e quase insignificante.