7 de maio de 2011

A evolução da comunicação organizacional dentro das redes e mídias sociais em Marketing

O uso das mídias e redes sociais aproxima as empresas de seus consumidores, mas traz responsabilidades ainda maiores quando o relacionamento mantido tende a colocar o cliente abaixo da organização, revelando uma falta de preparo das empresas em lidar com as novas formas e ferramentas de comunicação, gerando instabilidades maiores e colocando em xeque qualquer ação de comunicação, pois os clientes trocam informações em um ritmo muito maior e não encontram dificuldades em migrar para os concorrentes.
A relação das empresas com as mídias e redes sociais é um evento recente, só que ainda existe um tratamento igual destinado às diferentes maneiras de se comunicar com as pessoas, deixando a interatividade de lado, assim como acontece no ponto de vendas também.
Esta posição imutável e antiquada transforma o cliente em um inimigo das empresas, pois esta visão se propaga de tal maneira que as organizações acham que podem se manter no mercado sem consumidores.
Mesmo assim há um grupo de organizações que baseia suas ações no presente, traçando novos caminhos e aproveitando todos os contatos com seus clientes para melhorar o diálogo e o desenvolvimento de soluções que encantem as pessoas.
Por outro lado é fundamental compreender melhor como as redes e mídias sociais funcionam, não sendo apenas mais uma ferramenta a ser usada, onde qualquer conteúdo é jogado e ponto final, há todo um desenvolvimento a ser feito, estudos a serem abordados com seriedade e pesquisas que trazem perspectivas diferenciadas, mostrando pontos que antes não seriam tão visíveis e passíveis de acesso.
Além de acessar novas informações é possível tornar constante a análise da percepção dos clientes com relação aos seus produtos e serviços, assim como é vital entrar em contato com os consumidores em um tempo muito menor, já que o tempo de distribuição de uma informação, positiva ou negativa, é mínimo, ganhando o mundo em um único clique.