21 de maio de 2011

A inovação com a gestão do relacionamento e a troca de ideias e informações em Marketing

A frequência com que os consumidores buscam novas informações revela uma necessidade às organizações, que devem se adaptar ao senso de urgência com que tudo parece ser tratado quando há uma procura incessante pelo conhecimento mais aprofundado dos produtos e serviços disponibilizados no mercado.
A facilidade de comunicação entre os consumidores trouxe novas oportunidades às empresas inteligentes, que conseguiram se adaptar às inovações por não bloquearem a troca de ideias e informações entre seus colaboradores, demonstrando uma capacidade de ação voltada ao seu próprio desenvolvimento.
Com o passar dos dias muitas empresas buscam inovar e se esquecem do consumidor, tentam até criar discursos onde as pessoas não sabem o que desejam, quando no fundo são estas empresas que se tornam descartáveis e passam a maior parte do tempo dependendo de seus concorrentes para continuar atuando em um mercado.
Nestas histórias há uma grande confusão entre a possibilidade de uma empresa produzir o que é desejado ou atender seus consumidores no tempo correto, pois a primeira opção denota que a organização esperou seus concorrentes agirem, enquanto que na segunda houve uma comunicação efetiva com os clientes.
Deste jeito é possível analisar mais profundamente quais são as informações mais relevantes que se transformam em produtos e serviços posteriormente, por meio das pesquisas, do contato com os consumidores e da ação que envolve o relacionamento dos colaboradores com cada um dos clientes.
Mesmo assim muitas organizações relutam em colocar as oportunidades em seus ambientes internos, como se o desenvolvimento não fosse um aspecto positivo, onde a inovação é relegada à sombra e fica proibida de fazer parte do dia a dia empresarial.
Então as empresas de vanguarda recebem de presente as melhores oportunidades, pois organizam seus ambientes internos, criam planejamentos para o desenvolvimento de soluções e lidam diariamente com o conhecimento.
Empresas que se envolvem com a integração interna e com os clientes ganham novas oportunidades de criar produtos e serviços a cada dia, tornando-se indispensáveis por entenderem que um dia desaparecerão.