31 de maio de 2011

A inserção da criatividade no desenvolvimento de soluções e inovações em Marketing

Criatividade é um quesito muito buscado e pouco aproveitado nas empresas, que alardeiam ao mundo seus desejos por pessoas criativas para no final deixá-las presas aos conceitos já embutidos na cultura organizacional, aprisionando e desmotivando-as assim que passam pela porta da organização.
Pessoas criativas sempre dão nova vida ao ambiente organizacional, encontram soluções que trarão vantagens competitivas sobre os concorrentes e direcionarão as empresas ao êxito, pois estudam e desenvolvem ideias sobre fatos concretos.
Mas o que acontece diariamente em muitas empresas é a falta de visão sobre a proximidade com que as organizações devem manter em relação aos clientes, pois elas sequer imaginam que se os seus colaboradores não comprarem as ideias o mercado também não o fará.
Este tipo de situação é tão comum em certos mercados que as pessoas passam a acreditar que isto é natural, faz parte da intrincada cadeia de relacionamento das empresas com seus fornecedores e distribuidores, assim como entre suas áreas que jamais podem se comunicar.
Desta forma toda e qualquer produção criativa para em obstáculos criados por todos aqueles que não acreditam no desenvolvimento, que preferem acreditar que nenhuma prática nova é boa o suficiente para adentrar no ambiente organizacional e fazem de tudo para perder seus melhores colaboradores para a concorrência.
Então os colaboradores percebem que não vale a pena investir parte de seu tempo no desenvolvimento de soluções, como propostas que têm como finalidade trazer as melhores práticas para a criação, manutenção e preservação da excelência, excelência esta que é jogada em um canto escuro, pois exige conhecimento e investimento para ser alcançada, e como estas empresas não sabem administrar o próprio desenvolvimento criam abismos onde jogam toda e qualquer ideia, sem ao menos dar a oportunidade de constatação da sua viabilidade.
Por isso é fácil observar que o desenvolvimento de um mercado fica amarrado àqueles que preferem o desafio de ouvir novas ideias, de criar novas soluções e aproveitar ao máximo o conhecimento, sem definir o certo e o errado, pois sabem que a cultura, assim como cada organização, é tão exclusiva que é impossível encontrar duas empresas idênticas.
Mesmo assim a maioria das empresas têm a falsa crença de que dominam o mercado, que são vanguardistas de mão cheia e que suas decisões são tomadas por elas mesmas, quando no fundo as maiores empresas dizem o que elas devem fazer e até onde chegar, de maneira tão sutil que sequer aparecem.
Ideias que determinam novos rumos para um mercado surgem com a união da criatividade com uma percepção apurada, trazendo um histórico humano que jamais será contido por uma empresa que tem medo do desenvolvimento, devido ao risco de ter que pensar e se relacionar melhor interna e externamente.