16 de maio de 2011

A inteligência organizacional na administração do desenvolvimento das habilidades de seus colaboradores com o foco na diferenciação de mercado em Marketing

Habilidades são necessárias em todas as áreas das organizações, não como um recurso, mas como um diferencial a ser integrado com todo o ambiente, em um contexto muito mais amplo e produtivo, sem o uso indiscriminado das pessoas como peças que serão substituídas quando não puderem mais trazer o lucro, indo além da mera usabilidade instalada no cerne da maioria das empresas.
Pessoas tratadas como peças não colocam à disposição das empresas todo o seu potencial, pois guardam o seu melhor, e mais criativo, lado para as oportunidades que virão quando se desvincularem das empresas sem visão de mercado.
Por isso há uma grande diferença entre as empresas que lidam com recursos humanos e com as pessoas, pois a primeira lida com os seres humanos por uma ótica onde detém a posse deles, quando no fundo sequer podem viver no mercado sem os consumidores, que por incrível que pareça são seres humanos também.
Esta ótica deturpada do mercado e das ações direcionadas às pessoas acaba por criar uma limitação muito maior, onde criar é um crime e somente processar é o essencial, sendo que os seres humanos sempre estão buscando o desenvolvimento de suas habilidades.
Ainda assim estas empresas míopes acreditam que devem ministrar treinamentos para os pontos fracos das pessoas, alocando um tempo vital para o desenvolvimento e melhoria das habilidades em uma ação que não trará resultados, pois as pessoas possuem habilidades diferenciadas e que se encaixam com as demais, senão não seria necessário contar com mais de uma pessoa em uma empresa.
Deste modo fica mais claro e evidente que as organizações devem buscar muito mais do que meras peças de reposição, onde a própria empresa é motivada ao desenvolvimento ao traçar novos rumos e aproveitar o potencial dos colaboradores para sair dos seus próprios muros.
As empresas podem construir relacionamentos sobre os diferenciais que vão além dos produtos e serviços, incluindo o incentivo à criatividade de seus colaboradores, que podem diariamente agregar novos conhecimentos e tornar suas habilidades ainda melhores, transformando a empresa continuamente e mesmo assim não perdendo a referência que chama a atenção dos seus consumidores fiéis.