29 de maio de 2011

A manutenção das melhores práticas e o desenvolvimento contínuo organizacional em Marketing

A conquista de novos consumidores é objetivo comum a todas as empresas, que direcionam os seus esforços ao desenvolvimento de produtos e serviços ligados diretamente à comunicação, gerando uma necessidade organizacional ligada à inovação, bem com à melhoria contínua.
O desenvolvimento gera a construção de uma base mais ampla da aplicação direta e contínua do conhecimento na criação dos produtos e serviços, tornando a comunicação, interna e externa, importantes e inseridas em contextos mais profundos do que a divulgação da produção.
Ainda assim muitas organizações resistem ao desenvolvimento, baseando as ações naquilo que um dia foi o melhor que o mercado produzia e que hoje representa mais uma parte da base utilizada pelos concorrentes para inovar e disponibilizar aos clientes produtos e serviços melhores.
Então cada ação não deve ser tratada como pontual, pois ela influencia diretamente tudo o que está ao redor, quer a empresa queira ou não, e este é outro paradigma a ser compreendido e contornado, mas que raramente ocorre porque as empresas estão preocupadas demais com os concorrentes para melhorarem a si próprias e então inovar.
De certa forma a inovação é tratada como um ato de se jogar fora tudo o que a empresa fez até hoje, um erro comum e que domina a mente de muitas pessoas, assim como a mudança é tratada como uma limpeza que tem como objetivo apagar o que supostamente é velho, só que até hoje muitas organizações ainda utilizam muitas soluções criadas em séculos passados, e nem se dão conta porque não prestam atenção àquilo que fazem.
Esta falta de atenção é corriqueira e contempla a maioria das empresas, tendo sido amplamente difundida em todos os setores, assim como na distribuição do conhecimento àqueles que vão adentrando nos ambientes organizacionais, e que invariavelmente são tratadas como parte de um treinamento, que tem como objetivo principal manter o que já é feito, mesmo que de forma equivocada.
Nenhuma empresa precisa apagar sua história para se desenvolver, mas também não pode buscar somente a inovação porque há uma evolução a ser colocada em prática, pois grandes soluções sempre contaram, e devem contar, com uma base sólida, onde o conhecimento, estudos e inovação caminham lado a lado, trazendo referências distintas e que abrem novos caminhos em qualquer mercado.