13 de maio de 2011

O desenvolvimento de soluções com o aproveitamento das oportunidades e da gestão do conhecimento dos colaboradores em Marketing

Sair do comum é um desafio e uma realidade para as empresas que procuram inovar e encontram em seus ambientes as oportunidades de colocar no mercado as suas visões dos próximos passos, criando muito mais do que vínculos com seus clientes e oferecendo-lhes a chance de estabelecer um novo rumo ao desenvolvimento organizacional e do próprio mercado.
Estabelecer novos patamares em um mercado movimento um conjunto de variáveis que poucas empresas estão preparadas para trabalhar, por não conhecerem profundamente a si próprias e por ignorarem a evolução comum a tudo o que existe.
Com uma visão diferenciada é possível sair do nível dos concorrentes e alcançar novas vertentes, trazendo também a capacidade de gerenciar os próprios passos e colocando em prática todo o discurso ligado ao desenvolvimento contínuo de soluções.
Então as soluções deixam de ser ideias colocadas em um pedaço de papel ou armazenadas em um banco de dados, pois criam vida ao tornarem-se compartilhadas, evidenciando o aumento da troca de ideias e do compromisso firmado ao permitir que seus colaboradores aproveitem ao máximo todo o conhecimento disponível.
E além disso é fácil criar novas aplicações e usos para o que já existe, adaptando-se ao dia a dia, perpetuando práticas que se baseiam em excelência, mas que não abandonam a simplicidade.
Só que para criar produtos e serviços simples é necessário ter um conhecimento elevado, sair do senso comum e praticar diariamente o desenvolvimento de ideias, pensando verdadeiramente e parando de processar única e exclusivamente.
Mas ainda assim muitas empresas relutam em favorecer que seus colaboradores troquem ideias, que cresçam, pois se sentem ameaçadas, e no fundo acabam perdendo-os por não deixá-los desenvolver suas habilidades e aprimorar o conhecimento diariamente.
Por isso é fundamental colocar à disposição dos colaboradores a oportunidade de trocar ideias com os demais, fazer da organização um motor que desenvolve soluções de maneira contínua por não eliminar o seu principal combustível por ter medo de que precise melhorar.