10 de maio de 2011

A melhoria contínua aplicada no relacionamento interno e com os consumidores na ampliação da visão de mercado em Marketing

Empresas que conseguem manter um relacionamento com seus clientes optaram por tratar ainda melhor seus colaboradores, tendo como consequência o reconhecimento dos consumidores e do mercado, onde os concorrentes buscam se espelhar e superar tal conexão alcançada.
O relacionamento com o consumidor começa dentro das empresas e é extrapolado até os consumidores, desde que tratado da forma correta e não como uma forma de aprisionar as pessoas, algo tão corriqueiro que acaba se tornando o padrão de um mercado.
As empresas que não sabem lidar com seus colaboradores passam por supostas dificuldades na hora de abordar um cliente, pois ignoram todo e qualquer diálogo, enfatizam que o cliente não sabe o que quer e empurram qualquer produto ou serviço para o mercado, como se fosse a única solução.
O interessante é que o mercado aceitou esta condição por muitos anos, e quando o consumidor passou a determinar qual empresa fará parte de sua vida tudo acabou transformado em um território desconhecido, e até mesmo incompreendido pelas organizações, que relutam em abrir suas mentes e entender que o cliente é quem permite a existência delas.
E como a visão míope do mercado também possui uma via única, onde as empresas parecem só receber informações e não usá-las, acabam por trocar os pés pelas mãos, criam obstáculos e tratam seus consumidores como inimigos em uma linha de batalha, onde atingi-los é o necessário, mas cativá-los é um risco, pois a empresa terá que melhorar continuamente.
Então não existe um ciclo de vida destas empresas no mercado, mas um ciclo de sobrevivência, onde o cliente é o alimento a ser consumidor o mais rapidamente possível, virando algo descartável assim que o seu dinheiro é extraído por completo.
Desta forma sobram poucas empresas que entendem seus colaboradores, que são seus primeiros clientes e os que inicialmente estão em contato com outros consumidores, e, portanto, possuem informações tão exclusivas que podem guardá-las quando não recebem as oportunidades de expôr suas ideias ou inovar o que já é reconhecido pelo mercado.
Entender os clientes é um procedimento contínuo, que se executado em parceria com os seus colaboradores traz diferenciais exclusivos diretamente da mente dos clientes, pois a empresa fala o mesmo idioma das pessoas e as compreende plenamente.