13 de maio de 2011

A percepção e a mudança no relacionamento organizacional com seus canais de comunicação de Marketing

Interações são necessárias em todas as empresas, como fonte de renovação e inovação contínua das informações que circulam o ambiente e trazem soluções melhores a cada momento, gerando uma administração melhor da relação mantida com os colaboradores e consumidores, além de criar vínculos maiores e que interiorizam todo o universo de informações geradas pelos clientes nos mais variados canais de comunicação.
Manter contato com os clientes é um princípio que parte da necessidade contínua da inovação em todas as áreas, que gera a percepção multiangular construída por cada pessoa e que integra uma variedade praticamente infinita de situações.
Como esta visão só é aplicada na prática por empresas que sabem traçar seus caminhos ao contarem com planejamentos bem elaborados faz-se necessária a compreensão do maior número de variáveis encontradas nas informações obtidas ao longo do tempo, sem que isto interfira no relacionamento oferecido às pessoas.
Então cada veículo utilizado para se comunicar ganha um papel diferenciado, não existe mais a figura dos consumidores que apenas recebem mensagens das empresas, e as empresas não são mais as únicas a receber informações de seus clientes, especialmente com toda a estrutura de relacionamento que as pessoas utilizam atualmente, saindo dos canais mais comuns e partindo para veículos que eliminam barreiras globais para estabelecer a distribuição de informações em um ritmo cada vez maior e de maior abrangência.
Mas mesmo assim as empresas ainda pecam quando sequer sabem o que as pessoas pensam delas, por ignorarem certos canais de comunicação por não os julgarem viáveis ou interessantes, perdendo uma grande oportunidade de mercado.
E estas oportunidades surgem e desaparecem rapidamente, pois muitos concorrentes já terão tomado suas posições e antecipado o movimento que permite entregar aos clientes os melhores produtos e serviços, e assim criar uma barreira que pode vir a se tornar intransponível.
Por mais que as empresas procurem se aproximar dos clientes é vital saber que a comunicação está na base de todos os relacionamentos, sejam eles internos ou externos, delimitando o tamanho da fatia de mercado que será conquistada e até mesmo o ciclo de vida das organizações.