26 de junho de 2011

Avaliações e percepções de mercado voltadas à diferenciação da concorrência em Marketing

Organizações que funcionam de forma integrada conseguem oferecer soluções melhores aos seus clientes, bem como encontram respostas mais sólidas sobre suas decisões internas que colocarão no mercado produtos e serviços diferenciados, dentro da expectativa de qualidade dos consumidores e que dão aos colaboradores a oportunidade de criar novas opções em um futuro onde o desenvolvimento é parte de uma constante evolucionária organizacional, independentemente da área que a gerou.
A integração das áreas não tem relação única e exclusiva com a produção organizacional, pois este fator torna possível gerar e criar soluções com maior efetividade, colocando mais pessoas para pensar a respeito de um objeto em comum e dando suas contribuições diferenciadas e de ângulos que por muitas vezes são ignorados completamente.
Mas também há um fator que irá impedir as empresas de aproveitar a integração, especialmente se a criação não for mais exclusiva de uma área, ignorando a criatividade de todas as demais pessoas que ali se encontram, já que preferem não correr o risco de ouvir quem está tentando contribuir realmente, outro ponto comum e que parece ser tratado como natural em muitas empresas.
Por isso é importante criar uma organização já integrada desde o início das atividades, onde todos buscam oferecer soluções e não ficam no jogo de empurra-empurra, que diariamente faz com que os melhores colaboradores desistam de dar suas opiniões, já que a referência da organização é a visão estreita e míope em todos os sentidos.
Então surgem conflitos desnecessários, clientes migram para os concorrentes, assim como seus próprios colaboradores, pois não enxergam mais a viabilidade de gerar desenvolvimento, criando âncoras para as suas funções e fazendo apenas o que lhes é pedido.
De certa forma isto ainda domina o mercado, mas hoje os consumidores já sabem com quais empresas podem ter um diálogo franco e direto, com inúmeros canais de comunicação e tendo ações mais ativas nas decisões organizacionais, algo impensado até pouco tempo atrás, mas que hoje é uma realidade que pode levar uma empresa ao estabelecimento fortalecido dentro de um mercado ou seu desaparecimento.
Por outro lado as próprias organizações inteligentes aproveitam as mudanças para melhorar, desenvolvendo-se com maior efetividade, gerando satisfação ao invés da repulsa tão comum vista em pesquisas de mercado, mas ainda assim existe um território muito maior a ser estudado, como fonte de conhecimento e oportunidades.
Além disso faz-se necessária a visão mais aberta de uma ação, e por isso os estudos e pesquisas são ferramentas a serem usadas continuamente, desde que o foco não seja perdido, e este é mais um fator que influencia diretamente na geração de novos produtos e serviços, já que o consumidor está mais atento àquilo que lhe interessa diretamente, e se sua empresa perde o vínculo entre as áreas acaba por deixar o concorrente mais forte e apto a conquistar uma fatia de mercado ainda maior.
Ao compreenderem que a profundidade da conexão existente entre seus colaboradores influencia no desempenho de mercado, as empresas optam por integrar suas áreas e a desenvolverem-se em um ritmo mais rápido e conectado com o mercado em que atuam, levando ao consumidor muito mais do que produtos e serviços.