29 de junho de 2011

A diferenciação na comparação direta com a concorrência por meio do conhecimento do negócio, do mercado e dos consumidores em Marketing

Superar os concorrentes pode ser um objetivo comum às empresas, mas poucas se dão conta de que devem trazer a excelência para todas as áreas, tornando-se mais desenvolvidas ao passo em que deixam o conhecimento inundar seus ambientes e fazer com que as pessoas pensem.
Concorrentes são superados quando empresas do mesmo setor não se deixam envolver por contextos que determinam um negócio, estigmatizando-o de tal maneira que as pessoas passam a achar que tudo sempre funciona de uma única forma.
Mas para sorte dos consumidores e mercados existem empresas que vão além, que alcançam diferenciais ao não se deixarem levar por situações onde as pessoas parecem se contentar com o mesmo.
Por esta razão é fácil entender o que faz uma empresa mais presente na vida das pessoas, pois o que é diferente chama a atenção, como se todos os holofotes apontassem naquela direção e não deixassem outra escolha disponível.
Só que este direcionamento não é ao acaso, pois investir em diferenciação é saber usar cada informação e ouvir os consumidores por completo, o que acontece de forma muito rara no mercado e faz com que o domínio distribuído do conhecimento entre seus colaboradores tenha reflexo direto no que é produzido.
Então também faz-se necessário abandonar conceitos baseados em meras mudanças sem melhorias, e que influenciam drasticamente no resultado final, pois mudar por mudar não é algo inteligente.