24 de junho de 2011

Empresas desenvolvidas e motivadas pela inovação baseada no conhecimento de mercado em Marketing

As redes formadas pelas organizações, seus fornecedores, distribuidores, concorrentes e consumidores delimitam ações de maneira específica, indicando um caminho amplo a ser aproveitado e que traz para cada empresa as oportunidades a que elas se permitem tomar para si e fazer um trabalho diferenciado, gerando a satisfação de clientes ao construir vias de mão dupla para a comunicação.
Empresas que não se comunicam com seus clientes não fazem mais sentido no mercado, como fim de uma era onde o comportamento do consumidor era determinado por quem produzia, algo impensável nos dias de hoje e que aos poucos vai deixando o mercado.
Mesmo assim muitas organizações ainda acham que podem dizer o que o cliente deve adquirir, como se elas próprias decidissem o que é bom ou ruim, sem levar em conta variáveis que estão além da compreensão de uma empresa isolada e que só conseguem produzir, sem inovar ou sequer aceitar que o cliente permite que seu ciclo de vida seja maior.
Com o passar dos anos muitas destas empresas acabam desaparecendo, algumas delas são salvas pelos seus concorrentes, que as adquirem, até mesmo sem os clientes saberem e que são ações pontuadas pela capacidade de se gerenciar ideias, inovações e ouvir a opinião dos consumidores.
Ainda assim é interessante notar que algumas poucas empresas mudam a sua maneira de pensar, sem perder a personalidade com que seus clientes as identificam e geram nova formas para se administrar o conhecimento obtido ao longo do tempo.
Então cada ação ganha um poder e tamanho muito maior, ficam em destaque pode saberem usar as informações, colocando-as no lugar certo e na hora certa, pois estão estas empresas estão habituadas a aprender e a realizar.
Só que as realizações não são tratadas como feitos que as impedem de deixar o mercado, pois são novos caminhos trilhados e conhecidos, servem de referência e dão novos rumos ao conhecimento distribuído internamente, além de permitir que seus colaboradores deixem de processar e passem a pensar.
Pensar é uma ação rara nas empresas que não compreendem seus clientes, pois só entendem que seus processos resultam em produtos e serviços que são adquiridos, sem se aperceberem que em breve um concorrente irá inovar e conquistar seus clientes sem aviso prévio.