19 de junho de 2011

A mudança do comportamento organizacional, ligada ao desenvolvimento e inovação, com a melhora do relacionamento com o consumidor e de suas áreas em Marketing

Ter lógica no planejamento de ações e estratégias é um fundamento que elimina achismos e suposições vazias, onde as pessoas tentam uma auto ilusão de que existe a possibilidade de se criar algo a partir do nada, e que inevitavelmente estão presentes em muitas organizações, já que muitos acabam aceitando situações onde o conhecimento é abandonado.
Entender o objetivo principal da existência de uma organização pode parecer algo muito mais simples, quase que auto explicativo, mas isto é um ponto que se encaixa em inúmeras variáveis que levam em consideração muito mais do que o simples produzir.
Então os saltos qualitativos percebidos por muitos consumidores nada mais são do que o trabalho contínuo e árduo para evitar que o desenvolvimento seja tratado como um obstáculo intransponível.
Além disso é preciso compreender os princípios que levarão cada ação ao êxito, o que acarreta como consequência o sucesso, e deixam evidentes os estudos que dão a base de sustentação ao desenvolvimento de novas soluções na forma de produtos e serviços.
Por outro lado é possível trazer a inovação para um novo estágio, já que para tudo sempre existem novos usos e aplicações, mesmo quando a maioria das pessoas não percebe.
Diante disso é necessário fazer de cada ação um fator de integração entre as áreas, colocando em primeiro plano um conhecimento abrangente e preciso, feito com pesquisas bem delineadas e que aproximam as organizações de seus consumidores.
Este comportamento torna uma empresa muito mais coesa, mas pode trazer um sério risco quando todos passam a acreditar que ela se tornou indestrutível, e deste ponto em diante tudo o que é feito não surte o mesmo efeito no mercado, pois o cliente não é mais ouvido e somente a vontade da empresa é exposta e transformada em produtos e serviços.
Mas mesmo assim é interessante notar que as melhores organizações sempre estão se adaptando ao mercado, que muda constantemente e traz consigo um consumidor cada vez mais exigente e disposto a conhecer melhor o que adquire e quem produz, revelando uma necessidade básica de comunicação empresa cliente que antes sequer era cogitada dentro das organizações.
Com esta comunicação mais afinada é possível alcançar novos patamares, criar vínculos e satisfazer clientes de forma a colocar uma marca na vida das pessoas de tal maneira que seus concorrentes servirão apenas como referência do que já é parte do passado.
Por outro lado há também um ponto que não deve ser ignorado, especialmente quando as organizações não equilibram a relação com os clientes, deixando-os determinar o que deve ser feito, interferindo também no desenvolvimento e criatividade, entrando então em um estágio de conservadorismo muito acima do desejado, rompendo com o ciclo de vida dos produtos e serviços e criando uma situação instável entre as duas partes.
Cuidar das ações estratégicas de desenvolvimento e inovação não é algo que uma empresa faz sozinha, mas também não pode servir como uma corrente que aprisiona as organizações às vontades de seus consumidores, pois nem sempre eles podem ter a clareza do que desejam.