27 de junho de 2011

A mudança do comportamento organizacional com foco nas ações efetuadas em parceria com os consumidores em Marketing

Combinar as ações a serem empregadas em um futuro próximo com seus clientes faz das empresas muito mais do que meras fornecedoras de produtos e serviços, alinhando cada estratégia com os desejos dos consumidores e colocando a comunicação em um nível acima do utilizado pelos concorrentes, tendo um diálogo direto e franco com as pessoas e traduzindo ideias, percepções e pesquisas em produtos e serviços interessantes e realmente conectados com o mercado, seu desenvolvimento e a inovação.
A atuação de uma empresa em um mercado não é mais a da fabricante de produtos ou prestadora de um serviço, indo além do que muitas pessoas imaginam e colocando em xeque as ações que não tem como base o conhecimento.
Por isso fica fácil perceber que os próprios consumidores acabam delineando as estratégias, a comunicação a ser usada e a forma de apresentação do conjunto organizacional representado por seus produtos e serviços.
Ainda assim é necessário observar muito mais do que relatórios e estatísticas, pois nem sempre o comportamento do consumidor estará relatado desta maneira, e por mais que as empresas mantenham contato com as pessoas é vital transformar em hábitos o diálogo, não como forma de criar a oportunidade de venda futura, mas na figura de uma formação de parceria por um período muito maior.
Só que esta visão não é utilizada na maioria das vezes em que existe um contato com um cliente, pois a empresa está muito mais preocupada em receber o dinheiro do que ouvir o cliente.
Mas também existem organizações que aprendem, que optam por acompanhar o desenvolver de um mercado, a mudança do comportamento dos clientes e tratam o relacionamento como uma ação contínua e que determina o futuro organizacional.