8 de junho de 2011

O alinhamento estratégico das áreas com foco na inovação e criatividade em Marketing

Desafiar os colaboradores a colocar em prática toda a criatividade gera uma conexão entre áreas que, por falta de visão, parecem completamente desconexas, como se algo estivesse errado ao se deparar com a inovação gerada a partir de pontos de vista tão distantes que abordam um mesmo objeto por ângulos variados, tendo como final a criação dos produtos e serviços que atendem aos desejos dos consumidores.
Empresas que aproveitam toda a criatividade disponível não encontram dificuldades em inovar, já que estão habituadas a andar para a frente, mesmo que inicialmente todas as variáveis pareçam ir contra o que é proposto.
O interessante é que a história sempre coloca em xeque todas as máximas criadas por aqueles que não sabem o que fazer, pois estão perdidos e só conseguem realizar tarefas mecânicas, o que também inclui o que chamam de pensar.
Então tudo o que é construído parece solto demais para que um cliente reconheça como criação de uma empresa, chegando a confundir um produto ou serviço com seus concorrentes.
Com isto é necessário ter uma integração prática, concreta e flexível que traz à luz do dia grandes propostas, ideias diferenciadas e que unem as mais diferentes percepções, as experiências e os conhecimentos distintos.
Mesmo assim muitas empresas preferem seguir os passos dos concorrentes, processando novamente cada informação de forma a ser eternamente uma fabricante que está limitada ao pensamento da concorrência.