10 de junho de 2011

A união da teoria e prática em prol do desenvolvimento estratégico e organizacional em Marketing

Unir a teoria e a prática parece impossível para muitas empresas, que não conseguem enxergar que não há como separar uma da outra, pois ignoram o fato de que só existem duas formas para se fazer o que é importante e vital às organizações.
Empresas que se destacam no mercado aliam perfeitamente o contexto da união da teoria e prática, já que sabem que se algo não funciona uma das duas formas está errada, sendo também o fruto de inúmeras discussões que não levam ao crescimento, pois em muitos momentos é possível ouvir que as duas coisas não se misturam, como se fossem imãs que se repelissem o tempo todo.
Por isso fica evidente o despreparo das empresas em lidar com o que não conseguem praticar, especialmente com a preguiça instalada em seus ambientes, pois tentam fazer tudo da forma mais rápida e não se preocupam com o resultado antes de o colherem.
Estas ações são tão comuns que diariamente é possível notar inúmeros exemplos, tanto dentro das empresas quanto fora delas, revelando que a falta de conhecimento é tão elevada que torna o mercado o recinto para poucas e competentes organizações que sabem aplicar as informações no lugar e momento certo.
Enquanto isso o consumidor fica perdido, mas também encontra rapidamente outras soluções, já que hoje um mero clique já aponta para outra organização, seja através de indicação dos amigos, seja por uma pesquisa minuciosa e precisa, contando ainda com redes e mídias sociais para complementar as informações desejadas.
Deste jeito é interessante observar que boa parte das empresas para no tempo ao se desconectar do presente, tentando viver em um universo paralelo, onde não há evolução e o cliente é refém da organização.
Do outro lado estão as empresas que diariamente renovam suas ideias, realizam pesquisas e compreendem que a organização das ações não é feita com achismos ou suposições, controlando o maior número de variáveis e trocando informações constantemente com seus clientes e colaboradores, para não deixar que a excelência de hoje seja apenas uma lembrança em um futuro próximo.