6 de julho de 2011

A adaptação organizacional à inovação e às mudanças de mercado em Marketing

Introduzir novos conceitos em organizações enferrujadas exige um esforço muito maior, pois a adaptabilidade é menor e as estruturas são moldadas para jamais evoluírem ou melhorarem, tendo como base de sustentação hábitos, que na verdade são vícios, mal formados e antiquados para os dias de hoje, mas logicamente é possível mudar a história com uma exposição clara e direta dos benefícios gerados pela atualização na forma de se lidar com o mercado, com as novas maneiras de comunicação e especialmente com os colaboradores que chegam cheios de ideias e propostas que manterão a organização viva.
Empresas morrem diariamente por não se adaptarem ao novo, por desejarem usar as mesmas formas de relacionamento interno e com os clientes sem levar em conta as oportunidades criadas ao se atualizarem, permitindo que o conhecimento seja usado para o benefício do desenvolvimento e da melhoria de práticas que podem servir de base para a sustentação de estratégias aliadas à constante evolução.
Com isso as empresas passam a ganhar oportunidades que anteriormente ficariam disponíveis para os concorrentes, sem uma visão ampliada do mercado é impossível estar presente no presente, e é desta forma que muitas organizações agem, afastando-se cada vez mais do dia de hoje para ficarem coladas em um passado que já foi a vanguarda do mercado.
Por outro lado é necessário ter competência suficiente para administrar a opinião das pessoas que não gostam de andar para atrapalharem todo e qualquer desenvolvimento, pois são inseguras e julgam as mudanças desnecessárias por acreditarem que são a última e única resposta que a empresa encontrará no mercado, evidenciando o despreparo integral e o uso da incompetência como guia de ações.
Então o mais importante não é criar uma base sólida e imutável, mas consolidar ações que estejam direcionadas ao desenvolvimento contínuo, perpetuando a melhoria contínua e fazendo com que todos os colaboradores sejam participativos em todas as áreas, e este é outro ponto delicado, pois a maioria das organizações acha que um colaborador não pode conversar com os demais por estarem em áreas diferentes, o que demonstra a incapacidade de pensar e agir aplicando o conhecimento nas decisões.
Deste modo é interessante aproveitar todas as oportunidades para conectar as áreas, dar liberdade para a criação de novas ideias, para a inserção da inovação em locais onde uma pequena mudança transformará a visão das pessoas e direcionará o conhecimento ao êxito, por terem a mente e os olhos abertos realmente.
Além disso a prática quotidiana no desenvolvimento de soluções vira um hábito que se torna a cultura de organizações que olham para fora de seus domínios e colocam o conhecimento em um plano distribuído de forma uniforme e universal em seus ambientes internos, aproveitando-se também do relacionamento criado com os clientes.