22 de julho de 2011

Aprendizado através de pesquisas e da geração de ideias com base em conhecimento de mercado e na distribuição de informações entre os colaboradores em Marketing

Ideias são mais importantes que as empresas, pois delas são criadas as organizações, que vão ao encontro dos objetivos delineados em um planejamento com foco na excelência, fato que diariamente parece ficar longe de muitas empresas, onde a opção é pela economia absoluta, inclusive de investimentos vitais e que desembocam em diferenciais que as colocariam à frente dos concorrentes e dariam uma opção relevante aos consumidores, ao mesmo tempo em que elas engavetam toda e qualquer ideia por ter preguiça de dedicar seu tempo para o autodesenvolvimento e a melhoria contínua.
As ideias movem todos os mercados, assim como toda a humanidade e direcionam cada uma das informações ao seu destino com tal propriedade que dificilmente deixarão de existir, mesmo que muitas pessoas tentem limitar a visão das demais e criem obstáculos ao aprendizado.
Aprender faz parte da vida das pessoas inteligentes, que aprimoram seus conhecimentos, que trocam ideias com outras pessoas e sempre encontram mais de uma resposta para uma mesma questão, enfatizando que a excelência adormece plena e absoluta, mas acorda defasada, pois todos os dias permitem uma evolução.
Então é interessante notar como as pessoas passam a tratar o próprio desenvolvimento em todas as áreas, que habilidades são focadas quando o treinamento oferecido pela empresa é estudado, ponto que, nas organizações inteligentes, exige um estudo antecipado, como forma de conhecer os pontos mais fortes de cada colaborador e torná-los ainda mais fortes, pelo simples fato de contarem com um time de colaboradores que se conectam e completam.
Por isso mesmo fica evidente o cuidado que deve ser tomado ao se criar uma empresa, pois copiar a ideia dos outros não surte o mesmo efeito, já que cada organização tem a sua própria personalidade, única e exclusiva, como cada pessoa do planeta, mas que tem a possibilidade de ser moldada de forma planejada, ao se aplicar um conhecimento de mercado mais profundo e ao se realizarem estudos e pesquisas da maneira adequada.
Desta forma o copiar é abolido pelas organizações inteligentes, pois elas sabem que podem tomar como referência o que seus clientes desejam, mas nem sempre o mercado parece oferecer esta oportunidade, pois milhares de empresas preferem imitar os concorrentes do que agir por conta própria, criando um mercado envolto por uma nuvem que desencadeia a mesmice.
Além disso é preciso ter noção da realidade do mercado, e estudá-lo faz sentido em qualquer momento, só que estes estudos devem ser direcionados, e é aí que começam a ser unidas as peças que resultam em ideias inovadoras e criativas, onde o cliente é surpreendido e satisfeito ao adquirir o que a sua empresa produz.
Mas ainda assim é fácil visualizar organizações que preferem tratar ideias como pedras gigantescas que atrapalharão a sua inércia, que lenta e vagarosamente domina o ambiente interno e faz com que os colaboradores passem a não pensar, a deixar de ver e até mesmo de se comunicarem entre si, constatando a eficácia do erguer da paredes invisíveis que dominam muitos ambientes e fecham as portas conhecidas como oportunidades.
Diariamente muitas empresas perdem milhares de consumidores, por não ouvi-los e se esquecerem de que os primeiros clientes sempre são seus colaboradores, revelando a escolha por uma rua sem saída de levará ao desaparecimento da organização mais cedo ou mais tarde, contrariando seus concorrentes inteligentes que preferem ter um diálogo voltado à parceria entre empresas, colaboradores e consumidores, algo que leva ao futuro e mostra que as ideias não são feitas para ficarem aprisionadas em gavetas.