31 de julho de 2011

Aprendizado e ações organizacionais na relação com os clientes em Marketing

Atualmente existem inúmeras ferramentas de comunicação, que facilitam a troca de informações entre consumidores, que permitem ao consumidor publicar seu próprio conteúdo e também faz com que as empresas aprendam a utilizar o que está disponível para todos.
O consumidor passou a receber muito mais informações com a disponibilização da internet para um grupo maior de pessoas, as informações viajam de um lado para o outro do planeta em um tempo curtíssimo e a relação das empresas com seus clientes também passa por uma mudança.
Mas para que a empresa não torne-se um obstáculo na vida de seus cliente sé necessário conhecer os limites existentes, pois ao enviar algo ao consumidor a empresa pode ser mais facilmente descartada e substituída, e assim há uma invasão de privacidade que leva a um rompimento unilateral, e que pode ser iniciado por telefonemas em horas impróprias, envio de material não solicitado por e-mail ou telefone celular.
Lidar com a tecnologia pode favorecer às organizações quando há um pensar antes de agir, e muitas empresas esquecem que o cliente deve escolher se quer ou não receber uma mensagem, através de qualquer veículo, desta ou daquela empresa, mas são poucas as que pensam em uma situação inversa, a empresa como consumidora, e que também não quer ser atrapalhada em certos momentos.
Quando a empresa insiste em conquistar um cliente acaba por ser banida da mente do consumidor, já que suas ações são invasivas e atrapalham o cliente.