18 de julho de 2011

As informações e a integração das áreas em Marketing

A distribuição de informações em uma empresa pode parecer algo comum, mas existem organizações que preferem limitar o alcance de alguns dados, como se nenhuma outra área pudesse utilizar uma informação comum à outra.
Diante deste desafio, que está associado diretamente à cultura organizacional, é possível que a mudança necessária não esteja no planos da empresa, o que impede o desenvolvimento de soluções melhores para ofertar aos consumidores.
Mesmo assim muitas empresas se defendem afirmando que todos os dados estão disponíveis, que as áreas trabalham integradas e que as pessoas têm permissão para trocar informações e ideias, mas que na realidade não é o que ocorre no ambiente interno.
Talvez as empresas tenham que aprender com suas histórias, assim como podem aprender com seus concorrentes e, talvez, consigam descobrir os motivos que levam a integrar as áreas e a distribuir as informações.
Também é necessário filtrar as informações, nem todas as áreas possuem interesse sobre um mesmo dado, e talvez este seja o motivo pelo qual tudo o que é repassado às áreas não é o que foi realmente coletado.
As pesquisas só possuem valor quando são utilizadas, pois investir em uma pesquisa para deixar guardada em um banco de dados não faze sentido, principalmente quando a concorrência está muito mais atenta aos movimentos das demais empresas e as estuda constantemente.