24 de julho de 2011

As pesquisas de Marketing direcionadas ao encontro das melhores oportunidades de mercado e à satisfação de clientes

Respostas levam às empresas inteligentes novas oportunidades de desenvolvimento, mesmo que no primeiro instante seja necessário reduzir a velocidade com que a evolução seja aplicada na organização, sendo mais relevante ao ser trabalhada de forma programada e planejada, sem o desespero imediatista que domina muitas empresas que preferem ficar correndo o tempo todo atrás de consumidores, deixando de se consolidar no mercado e ampliar a base de clientes com a oferta de produtos e serviços melhores.
Encontrar novas perguntas é um exercício com o qual poucas empresas se preocupam, por isso elas determinam os rumos do mercado, estando na vanguarda e mostrando aos seus clientes fiéis o que as tornam parte de suas vidas.
Logicamente este comportamento, que visa a melhoria contínua, é encontrado em lugares que sempre estão preparados para desaparecer, o que parece uma contradição, mas que é o motor que determina o êxito ao final dos processos integrados que resultam nos produtos e serviços mais desejados pelos consumidores.
Outro fator que leva poucas empresas ao investimento em pesquisas e estudos é a visão com relação às mudanças que ocorrerão, pois a experiência as ensinou a olhar muito mais à frente, para trazer ao hoje as informações necessárias para manter suas atividades no dia seguinte, especialmente com a concorrência preparada e determinada a seguir um caminho similar.
Desta maneira fica possível começar a visualizar as ações de forma distinta, pois o cliente quer, cada vez mais, exclusividade e personalização em todos os produtos e serviços disponíveis, e é aí que entram em ação as informações coletadas em pesquisas focadas na inovação e compreensão dos desejos destes consumidores.
Ainda assim é preciso ter uma base sólida de colaboradores unidos e munidos de tanto conhecimento que ficará muito mais difícil perder clientes para os concorrentes, já que a base do relacionamento será fundamentada sobre a satisfação, e por incrível que pareça são poucas as empresas que alcançam um nível profundo em termos de relacionamento.
Então o comportamento que tem a relação profunda é diferenciado, as ações não são meros caça-níqueis, pois a empresa conseguem se colocar no lugar do consumidor e torna cada desejo do cliente seu, obtendo as respostas corretas e deixando espaço para a interação efetiva.
Também existe a necessidade de aprender continuamente, de distribuir o conhecimento muito mais rapidamente entre seus colaboradores e fazer da empresa a geradora de ideias interessantes e aplicáveis no presente, ponto que conecta cada colaborador aos consumidores de tal forma que o diálogo existente resultará única e exclusivamente na satisfação do cliente.