5 de julho de 2011

A construção e a manutenção diária da excelência como fonte de inovação em todas as áreas da organização como estratégia de Marketing

Quando uma das áreas da empresa não executa suas tarefas adequadamente todo o conjunto sofre os impactos e danos nocivos à administração da excelência, mesmo que as outras áreas estejam funcionamento dentro do planejado, estruturadas e consolidadas, só que não conseguem ir além daquele ponto porque dependem de uma integração plena de todos em um único grupo, onde as ações não são tomadas para apagar incêndios, mas para gerar o desenvolvimento e criar novos projetos.
Empresas estão em desenvolvimento continuamente, como se a cada dia assentassem um novo tijolo, acrescentando mais um pedaço de história ao que já foi feito até o momento, o que nos leva a observar que a grande maioria delas deixa seus concorrentes mais bem preparados determinarem o fluxo do mercado, ditando as regras e sempre saindo na frente.
Então os lançamentos efetuados parecem não causar o mesmo impacto nos consumidores e no mercado, pois já chegam até eles de forma levemente defasada, pois sempre serão comparados com o concorrente que chegou antes porque se preparou melhor e fez o dever de casa.
Além disso as áreas de uma organização também podem minar todas as ações quando tentam sobrepujar as demais, suas colegas diretas no desenvolvimento, na criação de soluções e que permitem sair do marasmo quando mais colaboradores são chamados a participar de projetos novos, redirecionando e realocando o conhecimento em pontos que anteriormente pareciam fora do foco.
Mesmo assim todo o histórico organizacional gerado com base na falta de organização ainda pode atrapalhar mais do que muitos imaginam, pois regras impostas e que delimitam a relação das pessoas só levam à dependência maior das decisões dos concorrentes, pois nada mais restará a estas organizações a não ser copiá-los dia após dia.
No mesmo instante é possível que alguém enxergue muito mais do que meras informações guardadas ou mal utilizadas, explorando-as e trazendo um ponto de luz sobre ideias que podem dar um novo rumo ao uso e aplicação plena do conhecimento, como fonte de inovação e administração da criatividade que diariamente gera o desenvolvimento.
Por isso é muito mais interessante contar com áreas que se integrem plenamente, sem o falso julgamento de que há interferência na tomada de decisões, pois todos sabem exatamente o que devem e precisam fazer para se desenvolverem e tornar os desejos dos consumidores muito mais do que ideias que percorrem corredores e são alocadas em bancos de dados que ninguém mais acessa porque nenhuma pessoa que sabe da sua existência está mais na organização.
Com isto é necessário tratar o conhecimento como um benefício com o qual todas as empresas podem ir além dos concorrentes, satisfazer consumidores e permitir que cada um dos colaboradores seja tratado com um verdadeiro integrante do grupo que fornece soluções, deixando para as demais empresas a preocupação com problemas que elas criaram e que não sabem solucionar porque estão focadas demais em fazer o que não é interessante para o mercado e seus clientes.