1 de julho de 2011

A cultura organizacional direcionada ao aproveitamento de ideias como diferencial estratégico de Marketing

Ideias são fundamentais para qualquer negócio, principalmente em um mercado altamente competitivo e que está repleto de oportunidades para as organizações qualificadas e competentes.
As ideias podem revelar o nível de compromisso das organizações para com seus consumidores e colaboradores, deixando explícito o interesse real, seja para oferecer produtos e serviços, seja para apenas arrecadar dinheiro dos clientes.
Este tratamento diferenciado só é possível quando a empresa pensa antes de agir, então o resultado é revelado na forma de um produto ou serviço ideal para seus clientes, que diariamente encontram outras ofertas mas não se interessam por já serem bem atendidos.
Ainda há uma capacidade de renovação interna acima da média, sem a troca incessante de colaboradores ou mudanças sem sentido, algo que impacta diretamente na qualidade das ideias, revelando o preparo antecipado, aplicando o conhecimento diretamente no que é o foco organizacional.
Tudo isso acaba inserido em uma cultura organizacional criada para andar para a frente, seguir novos caminhos sem apagar a própria história, aproveitando o presente para se fazer presente no mercado, acompanhando todo o desenvolvimento e apontando para o lugar certo ao conhecer muito melhor seus clientes.
Por isso é importante tratar as ideias da forma correta, estudá-las e colocá-las dentro do cenário adequado, mesmo que isto pareça tomar mais tempo do que o necessário, só que nenhuma ideia surge do nada, pois para tê-la é necessário usar toda a base de conhecimento obtida ao longo do tempo.
Isso também entra em conflito com suposições vazias, que alegam que as pessoas podem ser separadas em criativas ou não, atestando a falta de percepção de que todas as pessoas são criativas, mas o foco da criatividade é que se diferencia, menos para aqueles que ignoram a inteligência dos demais.
Outro fator interessante é ligado à conexão das áreas, da comunicação com pessoas, algo que é feito em tempo integral e que hoje não é mais uma opção, pois sem conhecer os clientes não é possível ofertar o que é interessante e faz jus àquilo que foi proposto pela organização e é recebido pelos consumidores.
Ir além do hoje pode parecer algo fácil para as organizações, mas são poucas que estarão gravadas na história de clientes e de mercados onde ofereceram seus produtos e serviços através da compreensão do que deveria ser feito e foi inevitavelmente a razão pela qual muitos consumidores as escolheram.