23 de julho de 2011

Desenvolvimento de produtos e serviços com os clientes em Marketing

Fazer com que o cliente perceba o valor é muito importante para todas as organizações, mas nem sempre o que está disponível é alvo desta percepção, pois cada consumidor analisa e avalia o valor de acordo com os seus conhecimentos e experiências.
O valor é muito subjetivo, cada cliente possui a sua definição e cabe à organização estudar e conhecer melhor o que é realmente importante para seus consumidores.
No entanto algumas organizações acham que seus produtos ou serviços possuem valor, e que o cliente é obrigado a aceitar tudo o que é oferecido pela empresa, pois ainda acham que o cliente depende da empresa e que não existem concorrentes que possam oferecer o mesmo ou até mais para os consumidores.
Desta maneira é interessante notar como as pessoas podem lidar com as organizações quando o que lhes é apresentado não tem o mesmo valor percebido pela empresa, o que é agravado quando a empresa toma uma decisão unilateral e acredita que está fazendo o melhor.
Talvez as empresas ainda precisem aprender que sem os clientes elas não terão futuro no mercado, assim como seus colaboradores são os primeiros clientes e podem cooperar muito mais do que é imaginado por alguns gestores.
Na verdade as organizações devem formar parcerias com seus clientes,para que ambos desenvolvam produtos e serviços que acompanhem os desejos dos clientes e que permitam a percepção do valor.