19 de julho de 2011

A distribuição do conhecimento, dentro da cultura da troca de ideias entre os colaboradores, e a diferenciação da concorrência em Marketing

Criar, e saber gerenciar, indicadores de desempenho é uma tarefa corriqueira dentro das empresas, fato que a cada dia pode apontar novas soluções e permitir que a criatividade traga um avanço muito maior do que o programado em razão do conhecimento obtido com as experiências internas, levando adiante ideias que outrora ficariam guardadas em uma gaveta.
Dia após dia milhares de ideias são engavetadas, fato que na realidade significa a morte prematura de algo que sequer foi analisado, e que para muitas pessoas faz sentido, uma vez que elas acham que perderiam o seu tempo ao terem que parar suas atividades para prestar atenção em algo que outra pessoa fez.
Este típico comportamento encontrado nas organizações é fruto de uma cultura onde o conhecer não é parte do vocabulário, pois isto leva a refletir e encontrar os erros, mas como a maioria das empresas não erra é possível ficar com a dúvida sobre o seu desaparecimento, e que talvez esta premissa desvinculada do mundo real seja responsável por seu fracasso.
Mesmo assim as poucas empresas que se encontram do outro lado, e que por sinal usam o conhecimento para estabelecerem suas diretrizes, acabam ficando com uma fatia maior do mercado, além de contarem com os melhores colaboradores e consumidores, tudo isso em consequência do pensar antes de agir.
Mas ainda assim muitas pessoas imaginarão que o pensar é uma ação que requer tempo hábil, e que é possível perder tempo, só que não há como perdê-lo, o que acontece é o melhor aproveitamento do tempo por parte daqueles que possuem conhecimento, planejamento e uma visão que vai muito à frente da porta de entrada da organização.
Do mesmo modo é necessário abrir o campo de atuação das áreas dentro da própria empresa, conectando-as realmente e deixando-as ao par de cada nova ação de forma a poderem contribuir com o desenvolvimento, gerando a distribuição de informações, na troca de ideias e aproveitando melhor cada oportunidade.
Com isso é possível traçar um caminho mais atrativo, com paisagens que incentivam o criar, servindo de inspiração, bem ao contrário daquelas organizações que fazem de tudo para que seus colaboradores sequer olhem pelas janelas, quando elas existem.
O retorno que cada empresa tem do mercado é exatamente o que ela oferece, por isso poucas organizações conseguem um destaque tão grande e servem de referência para aqueles que usam a capacidade de absorver novos conhecimentos e aplicá-los em ações que colocam nas mãos dos clientes os melhores produtos e serviços.