29 de julho de 2011

Estudos, conhecimento e êxito no mercado em Marketing

Aprender com a história de outras empresas pode trazer inúmeras vantagens para que inicia seu próprio negócio, mas não garante que tudo dará certo, pois o planejamento, os estudos e pesquisa, além do conhecimento sobre o negócio em si, são fundamentais e a base para melhorar continuamente.
Desta forma muitas empresas podem aproveitar o conhecimento das trajetórias dos concorrentes para reduzir a possibilidade de equívocos que levem ao desaparecimento da organização.
Mas ao aprofundar seus conhecimentos sobre o próprio negócio é natural imaginar que já se sabe muito e que os riscos de fracasso foram reduzidos, e é neste momento que a própria empresa torna-se a sua maior concorrente.
Então o simples fato de imaginar que já se sabe tudo elimina as chances de êxito, e consequentemente o sucesso, mesmo com um bom preparo.
Diante das oportunidades que o mercado oferece diariamente é natural que muitas ideias comecem a povoar a mente, mas nenhuma delas dará resultado se não houver um estudo adequado, analisando variáveis corretamente, realizando pesquisas com o público-alvo, buscando conhecer fornecedores etc.
Então a melhor forma de entrar em um mercado é conhecê-lo o mais profundamente possível, já que o trabalho árduo dos 10 primeiros anos serão fundamentais para que a história da empresa não acabe antes mesmo de começar.